Inaugurada a Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Codó

A implantação da Ouvidoria do SUS de Codó aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 27, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Codó. A cerimônia de lançamento contou com autoridades municipais da área da saúde, representantes do governo municipal e a Ouvidora Estadual do SUS, Maria Neuza. Na mesa de apresentação do novo departamento estavam presentes o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Cláudio Paz, Secretário de Planejamento, Pauly Maran, representando o Prefeito de Codó Zito Rolim, o Vereador Max Tony, representando a Câmara de Vereadores do Município, Eliel Lima, Presidente do Conselho Municipal de Saúde, além da Ouvidora do Estado.
Durante a reunião, O Secretário de Saúde Cláudio Paz enalteceu a criação da Ouvidoria e disse que o núcleo irá formar um elo de maneira integrada com a população de Codó e os órgãos da administração ligados a saúde. O Secretário explicou que o papel da Ouvidoria é estabelecer um canal de comunicação permanente entre a administração e o cidadão codoense, além de buscar respostas e soluções com qualidade e clareza, reforçando a gestão participativa preconizada na gestão Zito Rolim. “Estamos vivendo uma nova situação, com novos investimentos, como a reforma total do HGM, criação de novos leitos, e agora, a criação da Ouvidoria do SUS. Isso representa a boa intenção e boa vontade do prefeito Zito Rolim em trabalhar com a participação da população de Codó”, comentou o secretário.
Para o representante do Poder Legislativo, Vereador Max Tony, a iniciativa aproxima a administração cada vez mais do cidadão, mantendo a filosofia da gestão democrática. “A Ouvidora deve atuar de maneira fundamentada na opinião popular, que levará críticas construtivas, opiniões e sugestões para melhorias na saúde. É uma oportunidade de não se fazer a crítica pela crítica. As demandas devem seguir um conjunto de valores, no bom senso e se basear em princípios éticos, capazes de garantir um melhor olhar para a saúde de Codó. Isso possibilitará identificar oportunidades de melhorias”, defendeu o parlamentar.
De acordo com o Ouvidor Municipal, Jeferson Abreu, o trabalho da Ouvidoria deve ser focado nas demandas diárias da população, nos detalhes do dia a dia da saúde e em fatos e relatos dos que mais precisam “A Iniciativa da implantação da ouvidoria vai possibilitar obter informações e reivindicações das pessoas que mais precisam da saúde. Essa medida possibilitará efetuar ações que agreguem valor as unidades de saúde de nosso município”, observou Abreu.
A Ouvidora do SUS para o Estado do Maranhão, Maria Neuza, disse que a unidade de ouvidoria do SUS em Codó criará uma via de informações muito salutar entre as ações da saúde no município e as respostas do Governo do Estado. “As demandas serão enviadas para as áreas responsáveis na esfera estadual e até federal, e as respostas serão retransmitidas dentro um prazo menor”, finalizou. A Ouvidoria do SUS em Codó funcionará no prédio da Secretaria de Saúde. No centro de Codó.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *