Secretária de Educação anuncia reajuste para professores

Em assembleia de professores da rede pública municipal de ensino de Pio XII, realizada ontem, 23, a Secretária de Educação, Iara Portilho, anunciou para a categoria o reajuste salarial de 7,97%, retroativo a março. A decisão mantém integralmente o índice proposto pelo MEC (Ministério da Educação) para a atualização do piso do magistério.
A Secretária lembrou ainda que o reajuste foi concedido sem a necessidade de greve, como em anos anteriores, pois o prefeito de Pio XII, Paulo Veloso, e a secretaria municipal de educação reconhecem os direitos dos professores e a importância de valorização da carreira do magistério.
Um relacionamento transparente e democrático com o movimento sindical e a sociedade
Outro ponto em destaque é o relacionamento transparente e democrático que a Secretaria Municipal de Educação tem estabelecido com o movimento sindical e a sociedade, reorganizando os conselhos de controle social do município e mantendo diálogo constante com o Sinproesemma (Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica das Redes Públicas Estadual e Municipais do Estado do Maranhão).
Exemplo dessa nova visão de gestão é o acordo feito pela Secretaria de Educação com o Sinproesemma, garantindo a participação dos trabalhadores em educação da rede municipal de ensino de Pio XII na greve nacional da educação pública, nos dias 24, 25 e 26 de abril.
A greve faz parte da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Diferentemente do que ocorria no passado, hoje os trabalhadores em educação podem exercer o seu direito de greve sem sofrerem ameaças ou punições.
Conferência Municipal de Educação

Como ponto fundamental dessa gestão democrática, em que a sociedade deve ter vez e voz, a Secretaria Municipal de Educação realizará no dia 3 de maio a 1ª Conferência Municipal de Educação de Pio XII. A Conferência constituirá o espaço e o momento certos para a discussão coletiva da educação com que sonhamos, além de aprofundar os temas que serão apresentados na Conferência Intermunicipal de Educação, a ser realizada em Santa Inês, nos dias 8 e 9 de maio.   


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *