Assembleia presta homenagem aos 60 anos da Fecomércio

A Assembleia Legislativa, por meio de indicação do deputado Afonso Manoel (PMDB), aprovada por unanimidade pelo Plénário da Casa, prestou homenagem, na manhã desta quinta-feira (24), à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA), em comemoração aos seus 60 anos de fundação. Durante a solenidade, o presidente da Fecomércio, José Arteiro da Silva, recebeu a “Medalha Manoel Bequimão”, considerada a mais alta comenda do parlamento estadual.
Para Afonso Manoel, a concessão desta medalha a José Arteiro é um reconhecimento do seu trabalho e atuação em prol da sociedade maranhense. “Seu merecimento vai além de sua profícua vida dedicada a coordenar, proteger, orientar e representar as categorias econômicas que compõem o plano da Confederação Nacional do Comércio, e está também em defender os princípios da liberdade do comércio, em harmonia com o bem-estar social”, discursou o deputado.
“Essa homenagem [aos 60 anos da Fecomércio], seguida do recebimento de tamanha honraria [Medalha Manoel Bequimão], é muito gratificante e demonstra que o nosso trabalho está se expandindo, sempre com o objetivo de proteger, coordenar e apoiar as atividades empresariais dos setores do comércio de bens, serviços e turismo. Esse reconhecimento não é só para mim, mas para todo o empresariado maranhense, que são os verdadeiros responsáveis pelo crescimento do sistema Fecomércio”, destacou José Arteiro.
Ainda durante o seu pronunciamento, José Arteiro citou sua parceria com o ex-presidente da Assembleia Legislativa, João Evangelista (falecido em 15 de maio de 2010). O deputado Neto Evangelista, seu filho, agradeceu: “Fico honrado em participar desta homenagem de alguém como você, que foi parceiro do meu pai desde quando começou a labuta. Mais feliz do que você está com a homenagem, está a Assembleia”.
Arnaldo Melo também homenageou José Arteiro em nome do Parlamento estadual. “Em nome da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão gostaria de agradecer a todos os presentes; esta Casa se sente profundamente justa ao conceder esta medalha, nossa simbologia maior. Como o Ceará tem sido bondoso com o povo maranhense, nos mandado filhos com a qualidade de José Arteiro, com este belíssimo currículo. Vossa senhoria nos conquistou pelo trabalho prestado ao Maranhão”, declarou.
José Arteiro da Silva finalizou seus agradecimentos demonstrando o seu amor ao Maranhão. “Meus filhos me perguntam por que eu tanto repito que amo esse Estado se eu sou cearense. Eu respondo: ‘Porque foi essa terra que me acolheu, que me deu a oportunidade de dar tudo que eu tenho hoje’”.
PRESENÇAS
A solenidade, presidida pelo deputado Arnaldo Melo (PMDB), foi concorrida e contou com a participação de José Maurício Macedo, secretário de Estado de Desenvolvimento da Indústria e do Comércio; Osmar Filho, secretário Municipal de Assuntos Políticos (representando o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior); vereador José Joaquim, representando a Câmara Municipal de São Luís; os vereadores Ricardo Diniz, Helena Dualibe e Pedro Lucas Fernandes. Luis Carlos Cantanhede, presidente do conselho superior da associação comercial; Maria do Socorro Teixeira Noronha, presidente da câmara diretora dos lojistas; Luis Fernando Coimbra, conselheiro fiscal da Fiema (representando o presidente da Fiema); os deputados estaduais Neto Evangelista (PSDB) e Gardênia Castelo (PSDB) também prestigiaram a homenagem.
FECOMÉRCIO-MA
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão foi fundada no dia 26 de agosto de 1953, por meio de uma assembleia de fundação, da qual participaram os empresários Arnaldo de Jesus Ferreira, Wady Miguel Safady Nazar, João Marinho de Araújo, Marcelino dos Reis Nunes e Alberto Souza Almeida.
Vale ressaltar que a Fecomércio, durante os seus 60 anos de existência, vem promovendo o desenvolvimento do Comércio no Maranhão. É constituída por 19 sindicatos patronais filiados e aglutina aproximadamente mais de 30 mil empresas dos segmentos do comércio de bens e serviços no Estado do Maranhão. 
Enquanto Instituição representativa, sua finalidade consiste em coordenar, proteger, orientar e representar as categorias econômicas compreendidas no plano da Confederação Nacional do Comércio, bem com defender os princípios da liberdade do comercio, em harmonia com o bem-estar social. A preocupação principal é o incentivo à perfeita união entre a classe, contribuindo para uma maior aproximação entre empregados e empregadores. O Sistema Fecomércio compreende o Sesc e Senac.
JOSÉ ARTEIRO DA SILVA
Filho do empresário Francisco Guilherme da Silva e da professora Rita Veríssimo de Oliveira Silva, e nascido na cidade de Itarema, no estado do Ceará, no dia 3 de novembro de 1938, José Arteiro da Silva morou também na cidade de Acaraú e, com 14 anos, foi morar em Teresina, no Estado do Piauí, onde começou sua carreira no comércio. Na capital piauiense, foi trabalhar como “office boy” na Calçadeira Piauiense, empresa na qual chegou até o cargo de gerente.
Em abril de 1961, mudou-se para São Luís, então com 22 anos, para gerenciar uma filial da sapataria na qual já trabalhava no Piauí. Na capital maranhense, conseguiu, em 1965, tornar-se sócio da empresa que gerenciava e de lá para cá não abandonou mais a carreira de empresário do comércio.
Formado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), foi responsável pela fundação de empresas como a Sapataria São Luís, Lojas Wilson, Manchete Calçados e Dic Jeans.
Na vida sindical e das entidades de classe, José Arteiro foi diretor-fundador da Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís, membro do Conselho Deliberativo do Sebrae/MA e presidente do Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Luís. Atualmente ele é presidente da Federação do Comércio do Maranhão e vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio (CNC). Foi também Juiz Classista da Primeira Junta de Conciliação e Julgamento de São Luís.
Atualmente, aos 74 anos, pai de nove filhos e portador de vários títulos e homenagens, José Arteiro está focado em seu planejamento principal, que é o de dar autonomia financeira à Federação do Comércio com a construção futuramente de um Centro Comercial.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *