Município de Codó recebe memorial a nova sede do Instituto Histórico e Geográfico

Na manhã , o município de Codó recebeu mais uma importante obra para sua população. O Complexo Ferroviário do município foi totalmente restaurado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e Ministério da Cultura (MinC) e entregue aos codoenses pela Governadora Roseana Sarney e o Prefeito de Codó, Zito Rolim.
Também presentes na solenidade estavam o Ministro do Turismo, Gastão Vieira, o deputado federal Sétimo Waquim, Secretário Ricardo Archer, o ex-prefeito de Codó, Ricardo Archer, deputados estaduais Cesar Pires e Carlos Filho e Ricardo Almeida, a Secretária de Estado da Cultura, Olga Simão, o Diretor do PAC Cidades Históricas, Robson de Almeida, Kátia Bogéa, Superintendente do IPHAN-MA, a Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Jurema Machado, presidentes de Câmaras e vereadores de Codó e cidades circunvizinhas.

Os edifícios da estação ferroviária e do armazém da cidade foram restaurados pelo IPHAN com o objetivo depreservar a memória ferroviária e atender a comunidade da região dos cocais maranhense, com a implantação da sede do Instituto Histórico e Geográfico de Codó na Estação. De acordo com a Superintendente do IPHAN-MA, Kátia Bogéa, a entrega do complexo restaurado e fruto de uma grande parceria entre o IPHAN, o Governo do Estado do Maranhão e a Prefeitura de Codó. “Estamos restaurando este e outros complexos ferroviários em nosso estado e quero agradecer as autoridades, o ministro Gastão Vieira, Diretor do PAC Cidades Históricas e a nossa governadora Roseana Sarney pelo importante resgate da história”.
Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Jurema Machado, agradeceu a presença e o interesse da população da cidade de Codó, presente na solenidade. “Isso demonstra o quanto a população codoense está interessada em conhecer mais sua história, sua cultura, seu passado em comum. Tivemos a sorte de hoje estar fazendo um dia lindo para presentear essa festa. Agradeçam também o fato de terem uma governadora que ama a cultura de seu estado. Quero aqui agradecer também nossos parceiros da iniciativa privada e a prefeitura de Codó”.

O novo complexo abrigará uma exposição permanente sobre o patrimônio ferroviário, uma biblioteca com acesso a internet, auditório, café e loja de artesanato, onde serão comercializados os produtos artesanais das quebradeiras de cocô babaçu. No Armazém Ferroviário estará o Memorial do Município, que abrigará exposição sobre o processo histórico de ocupação de Codó, além de espaço para exposições temporárias de artistas locais. A obra de restauração foi realizada com recursos do IPHAN, no valor de R$ 981 mil. A montagem da exposição e compra dos equipamentos tiveram investimentos da ordem de R$ 490 mil, recursos provenientes da compensação ambiental da exploração do gás natural.
A Governadora Roseana Sarney ressaltou a nova vida que a obra trará ao município de Codó. “Estou muito feliz por voltar a Codó tendo a oportunidade de comemorar com a população mais uma obra importante para o município. Gostaria de saudar o prefeito Zito Rolim pela sua contribuição para hoje estarmos entregando essa parte da memória 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *