Educadores participam de oficina em “Competências Socioemocionais


A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a empresa Mind Lab, realizou, na última segunda-feira, 27, a oficina “Competências Socioemocionais”, voltada para aplicação de metodologias inovadoras de desenvolvimento de habilidades cognitivas, emocionais e éticas em crianças e jovens, por meio do Programa “Mente Inovadora”.
A Metodologia Mind Lab oferece uma abordagem única para o desenvolvimento e formação de estratégias de pensamento e habilidades para a vida ao combinar jogos de raciocínio, métodos metacognitivos e professores mediadores. Já beneficiou milhões de alunos em mais de 25 países ao redor do mundo e tem ajudado a comprovar que qualquer criança, sem exceção, é capaz de evoluir ao “aprender a aprender”.
A Metodologia Mind Lab é um sistema para o desenvolvimento de habilidades de raciocínio e outras habilidades para a vida, com ênfase na noção de que a maneira mais eficaz de aprender é através de uma experiência que envolva o aluno e o torne sujeito ativo na busca pelo conhecimento. O programa age na preparação para os complexos desafios do século 21.
O professor Sidney Ortega, facilitador da oficina, mostrou que os jogos, por exemplo, têm a sua eficácia no ambiente escolar, pois diverte, envolve e estimula o envolvimento, entre o professor e aluno. Durante a oficina, gestores, coordenadores pedagógicos, Superintendentes do Programa Gestão Nota 10 e técnicos da Semed utilizaram a metodologia entre si, e constataram a eficácia do método.
Para a secretária de Educação Ana Paula Pires, \”a oficina oportunizou aos participantes, o contato com ferramentas que possibilitem uma prática docente voltada para as competências socioemocionais\”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *