Prefeitura reforça serviços de limpeza e iluminação no circuito da Via Sacra, no Anjo da Guarda

Um espetáculo em comemoração à Páscoa para marcar e ficar na história da capital maranhense com um dos maiores eventos da comunidade cristã em celebração a ressurreição de Jesus Cristo em São Luís. É com esse propósito que a Prefeitura de São Luís apoia o Grupo Independente de Teatro Amador (Grita) para garantir a infraestrututura necessária para a encenação, no Anjo da Guarda, da Via Sacra, cujo tema deste ano é \”A Arte de Compartilhar\”.
Os trabalhos e ações visam também assegurar aos milhares de maranhenses e de turistas que vão assistir ao espetáculos bem-estar, segurança e conforto. Para tanto, diversos setores e técnicos da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) estão mobilizados em frentes de trabalho que incluem o reforço da limpeza pública, requalificação de vias urbanas e implantação de um sistema de iluminação no circuito da Via Sacra maranhense.
\”A determinação do prefeito Edivaldo é garantir um local aprazível para todos que vão assistir à encenação da Via Sacra e assegurar a logística e infraestrutura para que o Grupo Grita apresente, como é peculiar, um espetáculo vivo de sentimentos, cores, emoções e simbolismo de toda a comunidade cristã\”, enfatizou o titular da Semosp, Antônio Araújo.
Na área de iluminação pública, estão sendo colocados no circuito da encenação 60 refletores de vapor metálico de 400 W, com comandos individuais, para iluminação cênica, garantindo brilho, cores e efeitos visuais ao espetáculo. No local destinado ao estacionamento, também está sendo implantado uma iluminação especial para que todos se sintam protegidos e seguros.
Na área de limpeza pública, estão sendo realizados serviços de capina, roçagem, varrição e catação de resíduos. A ação conta com o apoio de 25 agentes de limpeza, além de máquinas para remoção de pontos de despejo irregular de resíduo. A coleta normal de resíduo domiciliar continua sendo realizada no bairro do Anjo da Guarda.
Equipes da Semosp estão realizando ainda ações de revitalização nas ruas e avenidas que compõem o circuito da Via Sacra, assegurando a todos melhor mobilidade de urbana.
A intensificação dos serviços urbanos da Prefeitura de São Luís no circuito da Via Sacra do Anjo da Guarda está sendo coordenada pelas superintendências de Limpeza e Fiscalização Pública, Iluminação Pública e de Infraestrutura Viária. A previsão é de que os trabalhos estejam concluído, com qualidade, antes dos dias 2 e 3 de abril deste ano, data de encenação da Via Sacra. Nos dias e horários do espetáculo, equipes da Semosp estarão de prontidão para uma eventual necessidade de ação.
O ESPETÁCULO

A Via Sacra do Anjo da Guarda, uma das maiores montagens da Paixão de Cristo ao ar livre do Brasil, será apresentada nos dias 02 e 03 de abril, a partir das 18h. O espetáculo já foi visto por cerca de dois milhões de pessoas, desde sua primeira apresentação em 1981.
\”O nosso tema deste ano é A Arte de Compartilhar por que esse projeto é mais do que uma peça ou encenação teatral. É, ao mesmo tempo, a fé, a integração, a socialização de toda a nossa comunidade\”, disse uma das diretoras do Grupo Grita, Gina Lisboa, ao elogiar o apoio que a Prefeitura de São Luís vem dando para a concretização de mais uma etapa da Via Sacra do Anjo Guarda.
Gina explicou que a Via Sacra é também em sua essência uma ação social que propicia a integração e interação de pessoas das mais variadas classes econômicas e culturais.
\”Vários participantes, nesse período, deixam as suas atividades profissionais normais para serem atores. São mais de 1.600 pessoas entre produção, técnicos, elenco e figurantes. Todos estão empenhados em fazer um espetáculo ainda melhor e mais bonito a cada ano\”, relatou.
A Via Sacra compreende um percurso de dois quilômetros, onde milhares de pessoas são arrebatadas pela força da fé e do mistério da encenação da Paixão de Cristo. Os cenários estão montados em quatro pontos: Recanto da Paixão, Largo do Teatro, Praça do Anjo e Praça da Ressurreição, com um cortejo passando pelas principais avenidas do Anjo da Guarda.
Além da valorização do talento e do trabalho dos moradores da região, o espetáculo também propicia considerável impulso na economia local, contemplando desde os comerciantes que fornecem material para a montagem, a mão de obra, até os que atuam no comércio informal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *