Deputada Ana do Gás participa do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima

A deputada Ana do Gás (PRB) fez a abertura oficial do Fórum Maranhense de Mudanças do Clima na manhã desta quinta-feira (25), no Plenarinho da Assembleia Legislativa.
A parlamentar, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente, abriu os trabalhos destacando a importância de se dividir as responsabilidades para tratar das questões ambientais. “Já começamos a dar os primeiros passos rumo à concretização da nossa Política Estadual de Mudanças Climáticas quando reunimos especialistas, estudiosos, sociedade civil e poder público para discutir a questão em um fórum como este”, frisou a parlamentar.
Em seu discurso de abertura, Ana do Gás destacou a importância da preservação das riquezas naturais maranhenses. “Nós, aqui no Maranhão, fomos agraciados por Deus com uma terra que não é somente bonita, mas, sobretudo, rica e com uma missão nobre. A Baixada Maranhense, por exemplo, desempenha um papel fundamental para o equilíbrio ecológico, fornecendo serviços ambientais que podem ajudar a combater os efeitos das mudanças climáticas e reduzir a perda da biodiversidade”, pontuou a deputada.
O fórum reuniu ainda Antônio Rosendo, secretário-adjunto da Secretaria Estadual de Meio Ambiente; Luís Jorge Dias, representando o secretário municipal de Meio Ambiente, Marco Aurélio Diniz; Ronald Gomes, representante do Conselho Estadual de Meio Ambiente; Thaíse Varão, representante do IBAMA; e Ronaldo Menezes, representando as instituições de ensino.
Em sua explanação, o professor Ronaldo chamou a atenção para as consequências da ação humana e das próprias transformações sofridas pelo planeta. “Hoje temos um regime de chuvas bem diferente. No passado, o período chuvoso chegava a 25 dias de chuvas regulares e hoje são apenas 10 dias e com grandes volumes de água”, alertou o estudioso.
O representante das instituições de ensino parabenizou a deputada por destacar em sua fala a importância da Baixada Maranhense para o Maranhão e para o mundo. “Fico feliz em ouvir da deputada sua exaltação aos campos alagados da Baixada e dizer que com a implantação dos diques na área, um projeto do Governo do Estado com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), vai permitir a contenção de água doce nos campos naturais durante a estação chuvosa, protegendo as áreas mais baixas contra a entrada de água salgada pelos igarapés, preservando os ecossistemas e os mananciais de água doce da região”, explicou Ronaldo.
O evento contou ainda com palestras. André Ferreti, engenheiro florestal e membro da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ministrou a palestra “Mudanças climáticas e Restauração Ecológica de Ecossistemas”.
Agrônomo formado pela Universidade Estadual do Maranhão, Fabrício Brito Silva é doutor em Sensoriamento Remoto e fez a segunda palestra da manhã, com tema “Mudanças climáticas: Perspectivas globais, regionais e locais”.
Durante a tarde outras duas palestras trataram sobre “Energia Renovável no Ambiente do Maranhão, com Osvaldo Saavedra, doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão; e ainda sobre “Serviços Ambientais, Carbono e Mudanças climáticas”, ministrada por Vera Maria Gouveia, engenheira florestal do Mato Grosso
A deputada Ana encerrou sua participação no evento dizendo que mesmo a questão sendo bastante complexa a participação de cada um é muito importante para o planeta. “As mudanças climáticas são debatidas nas Nações Unidas, com líderes de países ricos e desenvolvidos, mas nada impede que façamos nossa parte e estamos aqui para ajudar nessa missão”, finalizou a parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *