Prefeito Zito e Deputado Estadual Glalbert Cutrim entregam o repasse para os festejos juninos em Codó.

Na tarde de quarta-feira, dia 24, o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, o Prefeito Municipal de Codó, Zito Rolim, e o Deputado Estadual Glalbert Cutrim, receberam os representantes dos grupos folclóricos de Codó que participarão da “7º edição dos Festejos Junino da Nossa Gente”. O encontro foi para a realização do repasse de apoio financeiro aos grupos que farão a edição da festa em 2015.
Quadrilhas urbanas, rurais e mirins, Bumba Bois de diversos sotaques e grupos étnicos receberam os incentivos, para participarem de uma das maiores manifestações culturais do Brasil. “É muito importante para nós que fazemos parte da família de quadrilheiros esse tipo de incentivo. Em todos esses anos o prefeito Zito deu auxílio financeiro para todos os grupos, sempre esteve do nosso lado, nos ajudando a abrilhantar os festejos juninos. Nós trabalhamos com coreografias das quadrilhas, treinos com os participantes e nem sempre todos eles tem recursos para o transporte, alimentação e apoio em geral. Em nossa quadrilha nós temos cerca de vinte e cinco pares e nem todos podem arcar com as despesas. Por isso o repasse é fundamental para nosso trabalho”,  falou um representante da Quadrilha Asa Branca.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Igualdade Racial, Augusto Serra, o repasse financeiro é de suma importância para os grupos culturais, pois facilita a organização de toda a equipe. “Nesses sete anos da gestão do prefeito Zito Rolim, o incentivo a cultura tem sido uma constante realidade. O repasse aos grupos ajuda e muitos aos produtores culturais que preparam anualmente um espetáculo para a população codoense no período dos festejos juninos. A cada carnaval, a cada São João nós estamos cumprindo com nosso dever, que é apoiar todos os grupos folclóricos de nosso município”, explicou o secretário.
O Deputado Estadual, Glalbert Cutrim, mostrou-se feliz por poder voltar a Codó e participar da reunião com representantes dos grupos folclóricos. “Voltar a Codó sempre será um motivo de alegria ainda mais quando se trata da distribuição do incentivo financeiro para os grupos que multiplicam o valor da nossa cultura, através das danças ou qualquer manifestação cultural. Na minha última passagem por Codó no dia 16 de abril, aniversário da cidade onde participamos de diversas inaugurações, eu falei que me sentia um codoense, e reitero que como codoense, continuarei representando toda a população na Câmara dos Deputados”. Declarou o deputado.
Para o prefeito Zito Rolim, o incentivo financeiro aos grupos ajuda a fazer um espetáculo rico para os codoenses e turistas. “O nosso país vive uma grave crise econômica e isso interfere diretamente em nosso mandato, porém não poderíamos abandonar nossos grupos culturais. Desde a minha primeira gestão procuramos atender a todos os grupos que fazem a cultura em nosso município, seja no carnaval ou no período do São João. Nós temos trabalhado incansavelmente para continuar a cumprir com nossas obrigações, esse ainda não é o incentivo que gostaríamos de fornecer, mas continuaremos na luta, enfrentando as crises para darmos suporte aos grupos culturais que embelezam nossas manifestações culturais. Esperamos que cada ano seja melhor e para isso procuramos disseminar o apoio a todos os bairros. Para nossa alegria, a contra partida do município é o empenho maravilhoso de nossas crianças e nossos jovens que abrilhantam a nossa cultura”.  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *