Adriano Sarney elogia iniciativa da Fiema


O deputado Adriano Sarney (PV), em discurso na Assembleia nesta quinta-feira (29), parabenizou a Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) pela realização da Expo Indústria Maranhão, aberta nesta quinta-feira (28) e que termina amanhã (sábado, 31), no Multicenter Sebrae. Um evento que se propõe valorizar o setor produtivo do estado e incentivar novos negócios.

“É a FIEMA fazendo o seu papel de fomentador do desenvolvimento, mesmo diante de uma crise econômica que atinge o Maranhão e o país, que causa desemprego e instabilidade no meio empresarial. É em meio a essa situação que vivemos em nosso Estado, que a iniciativa privada está fazendo a sua parte, reunindo a classe empresarial, propondo soluções e está fomentando novos negócios para geração de emprego e renda e dignidade no nosso estado”, avaliou o deputado Adriano Sarney.

Expo Indústria Maranhão está sendo realizada no pátio externo Multicenter Sebraee no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, na Avenida Jerônimo de Albuquerque. O evento é de iniciativa da Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) em parceria com o Executivo estadual e Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (SEBRAE-MA).

O objetivo da Expo Indústria Maranhão é apresentar a indústria do estado e suas potencialidades, desde a formação profissional à produção industrial. Para tanto, foram montados mais de 50 estandes. Até sábado (31), cerca de 80 empresas estarão participando do evento numa área total de 11 mil m². A expectativa é de receber nesses quatro dias um público de 20 mil pessoas e movimentar cerca de R$ 5 milhões em negócios.

Simultaneamente, está sendo realizado o Seminário de Inovação, que terá a presença de gestores da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Natura, Ambev e Centro de Lançamento de Alcântara; as Rodadas de Negócios, na qual serão promovidas reuniões de negócios entre empresários estrangeiros da América Latina e maranhenses, ainda, o Encontro com Empresários, promovido para a classe produtiva com a presença de autoridades locais e nacionais.

Inovação
De acordo com o deputado Adriano Sarney, que preside a Comissão de Assuntos Econômicos da Assembleia Legislativa, o evento da Fiema é oportuno para tratar de empresas de inovação, que podem ter grande importância no desenvolvimento econômico do estado.

“Está ocorrendo também seminário de inovação e isso vai ao encontro de uma de nossas bandeiras de luta na Assembleia Legislativa e, principalmente, na Comissão de Assuntos Econômicos, que são as empresas de inovação tecnológica, as startups. Um novo nicho de mercado capaz de gerar emprego e renda e fomentar a economia do estado. Eu tenho dito (na tribuna da Assembleia) que o nosso Estado só poderá se desenvolver, realmente, se nós fortalecermos a iniciativa privada”, afirmou o deputado.

De acordo com Adriano Sarney, o apoio à iniciativa privada e as empresas de inovação é importante para o desenvolvimento de vários setores, em particular nos municípios, onde é maciça a presença do funcionalismo público como engrenagem dos negócios (comércio e pequenas indústrias). Para o deputado, é preciso incentivar o crescimento da iniciativa privada e também da agricultura familiar para diminuir a influência da máquina pública na economia em âmbito municipal.

“No Maranhão está na hora de investir, pesadamente, na iniciativa privada para gerar renda. Também é preciso dar atenção aos nossos pequenos agricultores, para que eles consigam produzir além do próprio consumo e possam negociar o excesso da colheita e aumentar a renda. Essa é verdadeiramente a bandeira de independência do maranhense, o que significa fomentar iniciativa privada, os empresários e o pequeno agricultor para que possamos, realmente, atingir novos patamares de desenvolvimento”, declarou Adriano Sarney.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *