Edivaldo Holanda ressalta importância da Licitação do Transporte Público de São Luís

                                           Edivaldo Holanda ressalta importância da Licitação do Transporte Público de São Luís
O deputado Edivaldo Holanda (PTC) ressaltou, na sessão desta terça-feira (29), a importância do Edital de Licitação do Transporte Público de São Luís, lançado na segunda-feira (28). De acordo com o deputado, o prefeito Edivaldo Holanda Júnior fez, com coragem e determinação, o que muitos governantes, em mais de meio século, não tiveram a coragem de fazê-lo.
“O prefeito mandou publicar o Edital de Licitação do Sistema de Transportes da capital quebrando assim o monopólio de mais de 50 anos das atuais empresas de coletivos da nossa cidade”, declarou o deputado, informando que empresas de todo o país poderão participar deste certame licitatório.
O deputado disse na tribuna que o edital exige ônibus novos e com ar condicionado. Exige também uma frota bem maior do que atual e que seja capaz de atender à demanda dos usuários do sistema.
“Ganha o povo, ganha São Luís agoniada com um sistema de décadas, um sistema atrasado que levava e leva ainda a agonia aos usuários do transporte coletivo. Que, diga-se de passagem, foi um sistema atingido durante oito anos por governos que demagogicamente não permitiram um realinhamento de preços nas tarifas e o sistema quebrou praticamente”, destacou.
O deputado Edivaldo Holanda explicou que o lançamento do Edital de Licitação integra o elenco das melhorias já implantadas pela gestão do prefeito Edivaldo no transporte público municipal. Segundo o deputado, a modernização do sistema tem sido contemplada com a implantação de GPS nos ônibus, a recarga embarcada; renovação de 40% da frota; biometria facial que detectou mais de 2,7 milhões fraudes no sistema; e o bilhete único.
“Com a licitação, mais de 200 ônibus fora da idade média de utilização serão retirados de circulação imediatamente. Mais do que cumprir um compromisso de campanha, o Prefeito Edivaldo Holanda Júnior está transformando em realidade um sonho de milhares de pessoas usuárias do transporte público em nossa capital. O transporte público de São Luís será reconhecido pela história em antes e depois de Holanda Júnior”, ressaltou o deputado.
APARTES
Os deputados Júnior Verde (PRB), Glalbert Cutrim (PDT), Rafael Leitoa (PDT) e Bira do Pindaré (PSB) fizeram considerações sobre o Edital de Licitação do Transporte, em apartes concedidos pelo deputado Edivaldo Holanda Júnior.
Para o deputado Júnior Verde, a licitação do serviço prestado através dos ônibus representa uma grande conquista para a cidade de São Luís. “Era algo que já demandava, já vinha de anos realmente um clamor público por transporte de qualidade. Quando nós falamos na condição hoje desta prerrogativa de realizar uma licitação para o transporte em São Luís, então nós estamos ganhando, porque vai haver a competitividade e, com a competitividade, virão tarifas menores”, salientou Júnior Verde.
O deputado Glalbert Cutrim frisou que a licitação sobre o transporte urbano já era esperada pela população há algum tempo. “Agora, sim, a população da cidade de São Luís começa a ter consolidadas grandes melhorias tanto na área do trânsito quanto do transporte público de modo em geral”, salientou.
O deputado Rafael Leitoa, por sua vez, parabenizou o deputado Edivaldo Holanda por seu discurso na tribuna, frisando que o prefeito Edivaldo efetivamente tomou uma decisão corajosa, ao lançar um projeto que demandou muito tempo, por precisar de diversos elementos, entre os quais estudo de viabilidade, pesquisas de origem e destino, e uma série de critérios técnicos que devem subsidiar a licitação.
“A nossa expectativa é que esta licitação transcorra dentro da normalidade, até para que a população de São Luís também seja de imediato beneficiada”, declarou Rafael Leitoa.
Em seu aparte, o deputado Bira do Pindaré solicitou ao deputado Edivaldo Holanda que lhe seja fornecida uma cópia do Edital, para que possa fazer uma análise cuidadosa. “Quero receber uma cópia, e desde já eu lhe agradeço. E vou me dedicar, estudar, examinar, analisar, para se tiver que fazer críticas, que eu possa fazer críticas fundamentadas e construtivas, para a melhoria da qualidade de vida do povo de São Luís”, explicou Bira do Pindaré.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *