Francisca Primo destina emendas para compras de ambulâncias para Buriticupu

Mesmo sendo adversária política do prefeito de Buriticupu Zé Gomes, a deputada Francisca Primo (PCdoB), através de emendas de sua autoria, já contemplou o município de Buriticupu com duas ambulâncias para fortalecer o sistema de saúde e, principalmente, oferecer um atendimento de qualidade à população daquela cidade. O município recebeu a primeira ambulância em 2013 e, a segunda, ontem, em solenidade realizada à tarde no Palácio dos Leões, onde o governador Flávio Dino também contemplou mais oito municípios.  
“Nós somos adversários políticos, mas destinei as duas emendas para a compra das duas ambulâncias, pensando na população. Nós sabemos que essas ambulâncias são importantes para o município porque a nossa regional é Imperatriz e nem sempre tem um carro disponível. Então, essa ambulância vem ajudar os pacientes a ir até a sede do município, que é Imperatriz”, acentuou a deputada, durante a solenidade que também contemplou os municípios de Anapurus, Araioses, Buriti, São Bento, Centro Novo, Vitorino Freire, Santa Quitéria e Jatobá.
O ato contou com a participação de prefeitos, vereadores e lideranças políticas de todas as regiões do Maranhão, e marcou o 53º veículo doado pelo Governo do Estado às Prefeituras em 2017.
Ajuda aos municípios
“Nós estamos ajudamos os municípios equipando as suas unidades, repassando recursos para algumas unidades quando nos é demandado pelos governos municipais. E temos agora neste ano esse programa atinente às ambulâncias que é uma demanda permanente dos municípios”, disse Flávio Dino, explicando que já foram entregues 53 unidades, das 104 adquiridas e, até o fim do ano, o Governo do Estado vai comprar mais 100 para que esse programa chegue a todos os municípios maranhenses.
Em cada ambulância, o Governo do Estado investiu R$ 160 mil, adquiridas por meio de emenda parlamentar dos deputados estaduais, que têm capacidade para socorro no atendimento como Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e semi UTI, podendo se transformar em Unidade de Suporte Avançado (USA). São equipadas com duas macas, duas pranchas, um umidificador, cadeira de rodas, cilindro e bala de transporte para oxigênio – em caso de atendimento fora do veículo, respirador, monitor cardíaco, desfibrilador e medicamentos. Possuem, ainda, sistema de monitoramento contínuo, para prestar socorro a pacientes potencialmente graves ou com descompensação no sistema orgânico.
Participaram da solenidade o vice-governador Carlos Brandão, os prefeitos de Anapurus, Professora Vanderly; Araioses, Dr. Cristino; Buriti, Naldo Batista; São Bento, Luizinho Barros; Vitorino Freire, Luanna; Santa Quitéria, Alberto Rocha; de Buriticupu, Zé Gomes e Jatobá, Consuelo e os deputados estaduais Rogério Cafeteira, Francisca Primo, Levi Pontes, Fábio Macedo, Rigo Telles, Othelino Neto e Stenio Rezende. Além dos secretários Carlos Lula (Saúde), Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Comunicação e Assuntos Políticos), Neto Evangelista (Desenvolvimento Social), Adelmo Soares (Agricultura Familiar) e Jhonatan Almada (Ciência e Tecnologia).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *