Financiamento de hospitais é assunto de audiência com Chefe da Casa Civil


Em audiência com o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, na manhã desta segunda-feira (29), o presidente da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão, Erlanio Xavier, tratou sobre a questão da manutenção dos hospitais de 20 leitos. Erlanio estava acompanhando do prefeito de Lagoa Grande, Chico Freitas. A Famem incluiu o tema na agenda prioritária da entidade representativa das prefeituras.
“É um dilema que as prefeituras vêm enfrentado e que se agravou com maior intensidade devido a redução gradativa que os recursos das transferências obrigatórias”, destacou o prefeito. No entendimento do prefeito, o financiamento dos hospitais é uma necessidade premente para que a saúde dos municípios não entre em colapso.
Durante o encontro, Erlanio expôs as dificuldades financeiras que os municípios enfrentam diante da queda contínua das transferências e subfinanciamento de vários programas federais de diversas áreas da gestão pública.
O chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, se comprometeu em priorizar o assunto na agenda com o governador Flávio Dino. “Vamos avançar na resolução deste problema. O que acontece é que no passado estes hospitais foram entregues aos municípios sem nenhum planejamento. O governador Flávio Dino pretende encontrar uma solução conjunta, considerando as particularidades de cada município. Estamos estudando todos os casos para atendermos a todos”, garantiu.
O prefeito Chico Freitas disse ao chefe da Casa Civil que “diante da crise financeira que maltrata tanto municípios como estado, houve um crescimento exponencial na necessidade de avançar no diálogo com o governo do Estado”. Freitas sugeriu um pacto para que a rede continue atendendo a população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *