Helena Duailibe destaca sessão solene que marcará o Dia Nacional da Mulher

Em pronunciamento na sessão desta segunda-feira (29), a deputada Helena Duailibe (Solidariedade) destacou a sessão solene que acontece amanhã (30), às 11h, no Plenário Deputado Nagib Haickel, em homenagem ao “Dia Nacional da Mulher”.
Helena Duailibe enfatizou que aquela data foi criada para reforçar o desenvolvimento e reeducação social sobre os direitos que as mulheres devem ter na sociedade. Lembrou ainda que, ao longo dos anos, as mulheres enfrentaram muitas restrições nas diversas sociedades “predominantemente machistas e patriarcais”.
Assim como o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, o “Dia Nacional da Mulher”, 30 de Abril, também homenageia e lembra a luta das mulheres na conquista de seus direitos. ”Infelizmente, o Dia Nacional da Mulher não é devidamente difundido no país. A data acaba por ser ofuscada pelo Dia Internacional da Mulher que, nos últimos anos, desviou-se do seu caráter político e passou a ser visto mais como uma data comercial”, afirmou a deputada.
Homenagem
O Dia Nacional da Mulher foi instituído em 1980, por meio da Lei 6.791, de 9 de junho de 1980, como homenagem a Jerônima Mesquita, uma enfermeira brasileira que liderou o movimento feminista no Brasil. Jerônima Mesquita foi uma das fundadoras da Federação Brasileira pelo Progresso Feminino, em 1922. Junto a um grupo de companheiras, fundou o Conselho Nacional das Mulheres do Brasil, em 1947, no Rio de Janeiro. Esse Conselho é uma organização cultural, não governamental, que tem por objetivo a defesa da condição da mulher.
Jerônima Mesquita também teve uma grande atuação quando da fundação do Promater, hospital beneficente para acolher gestantes pobres, e da Associação Cruz Vermelha, que lutou contra a fome, a febre amarela e a varíola no início do século XX.  Também foi responsável pela fundação do Movimento Bandeirante no Brasil, em 1919, movimento esse que foi um reflexo das mudanças ocorridas no decurso da 1ª Guerra Mundial, quando a mulher alcançou certa emancipação por ter participado de responsabilidades até então reservadas exclusivamente aos homens. Como ela era enfermeira, as suas atividades eram essencialmente aulas de primeiros-socorros, enfermagem e puericultura.
“Por isso, o Dia Nacional da Mulher marca a data em que nasceu esta líder e icônica cidadã. Convido todos para participarem amanhã dessa sessão solene, onde iremos destacar não somente o Dia Nacional da Mulher, mas também lembrar de Jerônima, que foi quem deu início a essa data tão importante”, finalizou Helena Duailibe.
Cortes na saúde
Helena Duailibe também destacou as homenagens ocorridas semana passada em comemoração aos 31 anos da Academia Maranhense de Medicina, que  têm à frente o doutor José Márcio Soares Leite.
“Foi um momento belíssimo, no qual nós pudemos encontrar grandes profissionais que contribuíram para a formação da Academia, dentre eles, o doutor Celso Nunes, que foi um dos fundadores, ao lado de nomes ilustres da nossa medicina”, disse Helena Duailibe, ressaltando um trecho do discurso do professor doutor José Márcio Leite, onde ele fala sobre as manifestações da dívida no campo da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *