Helena Dualibe homenageia Renovação Carismática Católica pelos 50 anos de atuação no Brasil

Cantos de louvor, orações e citações bíblicas marcaram, na tarde desta sexta-feira (30), no plenário da Assembleia Legislativa, a sessão solene em homenagem aos 50 anos da Renovação Carismática Católica (RCC) no Brasil. A solenidade foi proposta pela deputada Helena Duailibe (Solidariedade) e os trabalhos foram presididos pelo deputado Neto Evangelista (DEM).
A Renovação Carismática é um movimento da Igreja Católica que surgiu em meados da década de 1960, nos Estados Unidos, ramificando-se por todo o mundo. Chegou ao Brasil na cidade de Campinas (SP), por meio dos padres Haroldo Joseph Rahm e Eduardo Dougherty, expandindo-se rapidamente pelo país, em 1969. No Maranhão, chegou na década de 1980, tendo dentre seus precursores o missionário Francisco Batista, que destacou as ações da RCC como atos de fé, esperança, renovação cristã, busca da paz e encontro com Deus.
\”Temos testemunhos de pessoas que estavam mergulhadas no álcool e nas drogas e que se recuperaram graças à Renovação Carismática. É um movimento forte que busca o fortalecimento da fé, da esperança, da comunhão e o encontro com o Senhor\”, ressaltou Francisco Batista, que já foi presidente dos Conselhos Diocesano Estadual, Nacional e da América Latina.
Justa homenagem
Na concepção da deputada Helena Dualibe, integrante do movimento e que fez a abertura dos trabalhos, “essa é uma justa homenagem à Renovação Carismática, cujo movimento se respalda no Espírito Santo. Somos um grupo que prega o Evangelho e que, ao longo desses anos, mudou e salvou vidas vidas e continua nessa trajetória de transferir os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo. A Renovação Carismática é de oração e também de muita ação”, resumiu.
Por seu lado, a presidente do Conselho Estadual  da RCC, Isabel Cristina Borges Coelho Leal, ressaltou: “É uma alegria muito grande estar aqui na Assembleia Legislativa comemorando os 50 anos da Renovação Carismática. É um movimento muito forte, cujo objetivo é evangelizar e salvar almas. Isso é que mantém a nossa Igreja viva. O próprio Papa Francisco diz que esse movimento é uma corrente de graça dentro da Igreja”, assinalou.
Ao final da solenidade, o deputado Neto Evangelista parabenizou a colega Helena Duailibe pela iniciativa, destacando que foi uma solenidade muito bonita e emocionante. “Aqui é uma casa política, mas somos homens e mulheres ungidos por Deus. Esta é uma casa abençoada e, com toda certeza, será diferente após essa solenidade”, frisou o parlamentar.
O louvor de encerramento foi ministrado pelo presidente do Conselho da RCC da Arquidiocese de São Luis, Robert Araújo. Também  prestigiaram a solenidade os deputados Ciro Neto (PP), o deputado licenciado Márcio Honaiser (PDT), atual secretário de Desenvolvimento Social,  o secretário de Direitos Humanos e Participação Popular, Francisco Gonçalves, e o ex-deputado Francisco Camelo, integrante da RCC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *