Idealizador do Cuidando de Vidas, o deputado estadual Fábio Macedo (PDT) destacou a importância da caravana itinerante e ressaltou as parcerias com o Governo na realização do evento.
\”É um dia muito importante, porque além dos serviços em saúde mental, trouxemos informação e consientização sobre a depressão e outras doenças mentais e emocionais para a população do Anjo da Guarda. Nossas ações são focadas em cuidar do bem estar físico e mental das pessoas e graças a Deus tivemos um retorno muito positivo da comunidade. Agradeço a todos que colaboraram para execução desta ação, principalmente ao Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde e Hospital Nina Rodrigues, que fazem conosco essa grande parceria\”, disse o deputado estadual.
A diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Ana Gabrielle Romanhol, chamou atenção para a iniciativa que promove atendimentos em saúde mental de forma itinerante e, também, a parceria com o Cuidando de Vidas. “Atualmente, nossa sociedade tem vivenciado muitos desafios e uma delas é de como lidar com as suas emoções. A ação realizada hoje, por meio do Projeto Cuidando de Vidas, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde via Hospital Nina Rodrigues, foi de suma importância para trabalhar a prevenção do adoecimento psíquico, além de poder proporcionar a promoção da saúde mental de maneira integral à comunidade do Anjo da Guarda”, disse a diretora.
Cuidando de Vidas
O projeto é uma iniciativa que se propõe a levar atendimento em saúde mental, ações sociais e a realização de sonhos para comunidades mais carentes do Maranhão. Por meio de uma caravana itinerante, o Cuidando de Vidas realiza atendimento médico psiquiátrico e escuta qualificada com psicólogos em um ambulatório móvel de saúde mental. Todos os serviços são ofertados de forma gratuita.
Além das caravanas, também são realizadas atividades educativas de prevenção, combate e tratamento da depressão e outras doenças mentais relacionadas; ações sociais educativas, assim como ajudar a realizar sonhos das famílias mais carentes.