Em encontro com Sindcomerciários, Marlon Botão reforça luta por vacinas para a categoria

O vereador Marlon Botão (PSB) reforçou, na manhã desta quinta-feira (27), em reunião no Sindicato dos Empregados no Comércio de São Luís (Sindcomerciários), a sua luta para conseguir a vacinação da categoria contra a Covid-19. Segundo o parlamentar, que é autor do requerimento que garantiu a vacinação dos agentes de limpeza pública, os comerciários também precisam ter prioridade na vacinação.

.

“Caixas de supermercado, repositores, estoquistas, atendentes, todos esses profissionais, assim como vários outros que trabalham no comércio, realizam atividades essenciais para o nosso dia a dia, para a nossa economia”, disse Marlon Botão. “E não pararam, desde o início da pandemia, mesmo tendo contato direto com muitas pessoas. Fala-se muito em salvar a economia mantendo o comércio aberto. E eu concordo que temos que manter a nossa economia girando, mas primeiro precisamos garantir que esses trabalhadores estejam protegidos, imunizados. Não podemos jamais considerar salvar a economia sacrificando vidas de trabalhadores, de pais e mães de família”. 

.

O presidente do Sindcomerciários, Edmilson Santos, lembrou os atos em algumas cidades do Brasil em que empresários realizaram carreatas para abrir o comércio. 

.

“Nós vimos vários desses movimentos de empresários, fazendo carreatas para manter o comércio aberto, isso mostra que o nosso trabalho é muito importante para a movimentação de riquezas. Quem movimenta, quem é a mão-de-obra que gera essa riqueza, são os trabalhadores. Então, se somos essenciais, precisamos ter prioridade na vacinação. Fico muito feliz de ter agora o vereador ao nosso lado”, disse. 

.

Segundo Marlon Botão, os comerciários de São Luís agora têm um representante dentro da Câmara Municipal para brigar pelos seus direitos. 

.

“O que disse ao presidente, e a toda a diretoria do Sindcomerciários que participou desse momento conosco, é que agora eles podem ter a certeza de que têm um representante dentro da Câmara de São Luís. Trabalho todo dia para aplacar as desigualdades sociais da nossa cidade, e estou do lado dos trabalhadores e das trabalhadoras. Faremos tudo o que for possível, seja por meio de uma indicação, de um requerimento ou de um projeto de lei, para garantir os direitos dos comerciários. E a vacinação, agora, é uma prioridade”, afirmou o vereador.

‘Sozinhos não temos força’

O segundo tesoureiro do Sindcomerciários, Máximo Diniz, comemorou a adesão do vereador Marlon Botão à luta da categoria, e destacou que ele foi o primeiro parlamentar a procurar ouvir pessoalmente as demandas da classe.

“Nós temos um histórico de lutas, de combate, mas sozinhos não temos tanta força. Então, ter o vereador Marlon Botão como um aliado, como nosso representante, nos fortalece e nos motiva ainda mais”, disse. “Fiquei muito feliz de ter a presença dele aqui hoje, de ver que ele realmente está atento às nossas demandas e reivindicações, e de que vai lutar conosco por melhorias para a nossa categoria, que abrange hoje aproximadamente 50 mil trabalhadores e trabalhadoras”. 

Pelos direitos das mulheres

A vice-presidente do Sindcomerciários, Benedita Buais, aproveitou a oportunidade para relatar as pautas que envolvem as trabalhadoras do comércio. 

“Como em todos os setores, no comércio as mulheres também enfrentam muitas dificuldades. Assédio e violência no ambiente de trabalho, grávidas que precisam se afastar do trabalho para ter seus filhos e que por isso ficam com seus empregos ameaçados, muitas são mesmo demitidas. São muitos os desafios, e nós queremos que esse lado também seja visto”, destacou a vice-presidente.

.

Na resposta, o vereador Marlon Botão lembrou das suas ações, dentro da Câmara Municipal, para garantir os direitos e a dignidade das mulheres ludovicenses. 

.

“Tenho uma relação muito próxima com as causas sociais, dos trabalhadores, das mulheres, porque tive desde cedo o exemplo dentro de casa. Meu pai, Marlon Botão, um ativista político e social por toda a vida, e minha mãe, Luana Carla, que é uma margarida, sempre estiveram envolvidos com todas essas lutas”, afirmou o parlamentar. “Por isso, foi natural que, desde o início do nosso mandato, a luta contra as desigualdades sociais fosse a nossa prioridade. Em relação à luta das trabalhadoras, eu sou autor do requerimento que pede a criação da Secretaria Municipal das Mulheres, por entender que precisamos de mais esse mecanismo de empoderamento e de fortalecimento de políticas públicas voltadas para todas as mulheres. Conseguimos aprovar o requerimento e agora vamos lutar para que ele seja posto em prática o quanto antes. O que posso afirmar, desde já, é que vou atuar para que as trabalhadoras do comércio tenham condições dignas de trabalho, para que possam continuar cuidando de suas famílias e garantindo seu sustento tendo seus direitos respeitados”. 

.

Articulação com o Executivo

.

Ainda de acordo com Marlon Botão, todas as demandas dos comerciários – que além de vacinas também reivindicam reajustes salariais e revisão de carga horária para a ampliação de postos de trabalho – serão levadas ao prefeito Eduardo Braide (Podemos). 

“Eu não posso garantir que vamos conseguir, mas garanto que vou fazer tudo o que for possível, junto ao prefeito Eduardo Braide, para conquistar mais benefícios para os comerciários de São Luís”, disse. “Nos próximos dias já vamos apresentar o requerimento sobre a inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação, e seguiremos ao lado desses trabalhadores e trabalhadoras para que todos tenham condições dignas de trabalho. Ações para beneficiar o empresariado são bem-vindas e necessárias, mas não podemos jamais nos esquecer de beneficiar também os trabalhadores”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *