Em entrevista, Paulo Victor fala de mandato coletivo na Presidência da Câmara

O vereador Paulo Victor (PCdoB) esteve, nesta segunda-feira (27), no programa Bom Dia Mirante, participando do quadro Bastidores, apresentado pelo jornalista Clóvis Cabalau. Em pauta, a Presidência da Câmara Municipal de São Luís, projetos de lei, atuação nos bairros e o Plano Diretor.

Sobre a Presidência, o parlamentar destacou que busca fazer um mandato compartilhado com base no Coletivo Nós.

“O nosso sistema [Câmara] é presidencialista, e a gente vem mostrando um cenário diferente, um cenário que a gente pode fazer um mandato inclusive coletivo. Eu tenho como referência o mandato do Coletivo Nós, do PT, na Câmara Municipal de São Luís, que surpreendeu não só a mim, mas a cidade e também os outros vereadores. Uma das pautas minhas como candidato à Presidência é que a gente descentralize o poder e coloque realmente na mão dos vereadores para decidirmos pautas em conjunto o melhor caminho para a Câmara”, ressaltou.

O vereador também deixou claro que caminha ao lado do vice-governador Carlos Brandão (PSDB).

“E eu tenho a grande honra e satisfação em ter o apoio do vice-governador Carlos Brandão, que vem fazendo um papel político muito importante aqui na nossa cidade, conversando com todas as lideranças do Maranhão, e a gente tem uma boa conversa e um bom alinhamento”, disse.

Cabalau destacou ainda dois projetos de lei do parlamentar que tramitam na Casa: o Parada Segura (24/21) e o Creche Noturna (159/21).

“Tive como referência uma creche em tempo integral que o governo do Estado entregou em nossa cidade de São Luís, mesmo não sendo obrigação constitucional, já que o ensino fundamental e creche ficam com o poder municipal. E em São Paulo e no Rio de Janeiro já têm leis aprovadas para que existam creches noturnas. Isso porque 30% da população têm um trabalho noturno e não tem onde deixar suas crianças”, afirmou.

O parlamentar destacou ações do Governo na erudição. “Em nossa cidade, 40% do ensino fundamental é através do terceiro setor, que são associações, as escolinhas comunitárias e também o governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Educação, com o secretário Felipe Camarão, começou a fazer parcerias com escola comunitárias. E isso é um incentivo para que o município de São Luís tome tal medida e consiga acompanhar esse ritmo”, pontuou.

Outro tema em questão foi o Plano Diretor, e o parlamentar alertou sobre a importância de se conscientizar as pessoas para que conheçam e participem desse debate com os poderes Executivo e Legislativo.

“A gente precisa conscientizar a população do que é o Plano Diretor. A população cobra saúde, educação, segurança pública, mas antes disso tudo vem o Plano Diretor de cada cidade, que é a organização, é o projeto como a cidade vai crescer”, alertou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *