CONTEMPLADOS EM PAÇO DO LUMIAR, PARABENIZAM INCIATIVA E AGRADECEM O VALE-GÁS.


Até agora 903 cartões do Programa Social Vale-Gás já foram entregues. Quem foi contemplado, e ainda não foi receber o cartão poderá fazer a retirada a partir de quarta-feira (13), na Sede Administrativa da Prefeitura no Tambaú.

O coordenador da entrega dos cartões, Manuel Gomes, explica que a Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDES), havia montado pontos descentralizados para entrega na U.E.B Nadir Nascimento de Moraes – Maiobão e U.E.B Tácito Caldas, Praça da Matriz – Sede, de forma a facilitar o acesso aos beneficiários. Mas, agora para maior controle dos retardatários, o recebimento dos cartões será nas dependências do Centro Administrativo da Prefeitura, setor do Bolsa Família.
“O horário para o atendimento será de 8h às 16h, levando consigo os documentos de identificação RG e CPF e um comprovante de residência. Se desejar, a pessoa pode fazer a consulta prévia de seu nome no site da prefeitura www.pacodolumiar.ma.gov.br. Em caso de dúvidas, maiores informações podem ser obtidas no número (98) 996022282”, frisou o coordenador.

Uma das beneficiadas que não perdeu tempo e já está com o seu cartão em mãos, foi Débora Evangelista (29), moradora do Pau-deitado. Na última sexta-feira (8), com a identidade e CPF em mãos, a marisqueira saiu de casa cedo para ir buscar o benefício. Débora estava ansiosa para ser uma das primeiras a ser atendida na ação de entrega que aconteceu na U.E.B Tácito Caldas, localizada na Praça da Matriz, na sede do município, na última sexta-feira (8). Já faziam quatro dias que ela cozinhava para a família usando lenha, ao invés do gás de cozinha. Gestante, ela relatou a dificuldade em cumprir a tarefa diária.
“É muito ruim me abaixar pra catar a lenha, já que estou grávida! A fumaça acaba com as panelas da gente, sem falar que o fogo dentro de casa que é muito perigoso”, relatou.
Em situação mais complicada estava a Claudiane dos santos (27), pescadora, moradora do Mojó. Há três meses a dona de casas usava fogareiro e o carvão de coco que ela mesma produz no quintal.
“Esse Vale-Gás é maravilhoso! Principalmente pra quem mora lá pra dentro, até vir comprar é dispendioso. Uma ótima inciativa que o governo e a prefeitura do município tiveram”, definiu.
Giucilene Sousa cordeiro (36), moradora do Jardim Primavera II, é mais uma que também aprova o programa. Para ela, tanto a primeira quanto esta segunda recarga, vieram em uma boa hora.
“O gás tá caro demais! Essas duas recargas me ajudaram muito pois estou desempregada, sem dinheiro nenhum para comprar o botijão que já passa de r$100,00. Fico muito feliz em receber essa ajuda”.

A secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Maria Helena Veiga, conclui que este tipo de depoimento, demonstra o quanto esta parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura de Paço do Lumiar, através das ações da SEMDES, tem feito a diferença na vida de muitas pessoas que precisam desta ajuda. O Vale-Gás é uma ação estratégica e importante que vem destinando atenção especial às pessoas em situação de maior vulnerabilidade, durante este enfrentamento da crise social e econômica ocasionada pela pandemia. No município, a primeira etapa de entregas beneficiou quase 1.500 pessoas. Para esta segunda etapa serão entregues um total de 1.744 cartões aos moradores contemplados pelo programa.

“Na verdade, ao receber este auxílio, estas pessoas e suas famílias, levam para casa muito mais que um botijão de gás de cozinha de 13kg, levam consigo uma carga enorme de dignidade”, resumiu Maria Helena Veiga”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *