Danielle Tema incentiva projeto “Meninas Ocupam” da ONG Plan Internacional

Daniella Tema incentiva projeto “Meninas Ocupam” da ONG Plan Internacional

Daniella Tema com Emily Karine, integrante da ONG Plan Internacional em São Luís

Nesta quarta-feira (19), a deputada Daniella Tema (DEM) teve sua rotina parlamentar acompanhada pela estudante Emily Karine, integrante da ONG Plan Internacional em São Luís, como parte do projeto “Meninas Ocupam”, criado para incentivar garotas a ocuparem espaços de poder.

Para a parlamentar, além do incentivo ao projeto, a parceria realça o interesse das meninas na ocupação de cargos importantes, sejam eles de origem política, econômica ou social.

“É o segundo ano da parceria com a ONG Plan Internacional. Na primeira vez, recebemos a Jullya. Hoje foi a vez da Emilly, que acompanhou as atividades parlamentares e viu de perto como é estar nesse espaço que trata do desenvolvimento das políticas públicas voltadas para os maranhenses. Ela também viu que é possível uma mulher sentar em uma cadeira na Assembleia Legislativa e trabalhar em um espaço de igualdade e respeito na política”, ressaltou a parlamentar.

Rotina

Assim que chegou à Assembleia, Emilly foi apresentada à equipe do gabinete da deputada. Em seguida, acompanhou Daniella Tema na sessão plenária, ocasião em que a parlamentar foi à tribuna destacar o projeto “Meninas Ocupam” e o PL, de sua autoria, que culminou na criação do Dia Estadual da Menina.

No encerramento das atividades no plenário, Emilly gravou um vídeo, no qual falou de sua experiência como “deputada por um dia”. Depois, para encerrar a agenda, acompanhou a execução das atividades no gabinete.

O projeto

“Meninas Ocupam” é uma ação global da ONG Plan International, em que uma menina é incentivada a liderar um espaço político, econômico ou social, desde que a experiência seja significativa e impactante para elas e as parcerias envolvidas. Durante um dia ou algumas horas, no mês de outubro, as meninas participantes do projeto ocupam a cadeira de uma liderança.

A ação é uma oportunidade para ampliar o poder das meninas e, também, mostrar o compromisso de empresas, instituições, veículos e governos em apoiar a igualdade para as meninas, dando espaço para que elas elevem suas vozes. A ocupação encoraja organizações e instituições a ouvi-las, a obter informações e enxergar questões do ponto de vista delas.

Ainda de acordo com a organização, ao promover as ocupações, o movimento favorece a mudança de percepções da sociedade sobre as possibilidades que existem tanto para meninas quanto para mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *