Prefeitura de Vitória realiza ‘Dia D’de ações contra mosquito da dengue

A Prefeitura de Vitória do Mearim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizou, nesta sexta-feira (03) o Dia D de combate ao mosquito Aedes Aegypti, causador da dengue.

As ações alusivas à campanha foram realizadas por toda a cidade pelos agentes de endemias, que orientavam a população, além dos servidores municipais nos órgãos públicos, sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito.

O prefeito Nato da Nordestina enfatizou a importância de campanhas como essa. “Nossos técnicos estão indo à população para orientar a todos para nos precavermos contra o mosquito da dengue. O poder público municipal acredita que a conscientização é o primeiro passo para evitarmos essa doença”, concluiu.

Dicas de combate a dengue

A melhor forma de prevenção da dengue é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, eliminando água armazenada que podem se tornar possíveis criadouros, como em vasos de plantas, lagões de água, pneus, garrafas pláticas, piscinas sem uso e sem manutenção, e até mesmo em recipientes pequenos, como tampas de garrafas.

Roupas que minimizem a exposição da pele durante o dia – quando os mosquitos são mais ativos – proporcionam alguma proteção às picadas e podem ser uma das medidas adotadas, principalmente durante surtos. Repelentes e inseticidas também podem ser usados, seguindo as instruções do rótulo. Mosquiteiros proporcionam boa proteção para aqueles que dormem durante o dia, como bebês, pessoas acamadas e trabalhadores noturnos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.