PREFEITURA REALIZA MUTIRÃO DE RETIFICAÇÃO DO NOME SOCIAL DE PESSOAS TRANS EM PAÇO DO LUMIAR

 

Em 10 de dezembro é celebrado o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e para comemorar a data, a prefeitura de Paço do Lumiar organizou um calendário repleto de programações. A Semana Municipal de Direitos Humanos traz o tema: “A Essência dos Direitos Humanos é o Direito a ter Direitos” abordando pautas como igualdade de raça e de gênero, combate à violência contra à mulher, discussões e elaboração de políticas sobre drogas, valorização da pluralidade cultural e religiosa e outras temáticas. Nesta quarta-feira(15), aconteceu o Mutirão de Retificação do Nome Social e Gênero para Pessoas Trans, no Convento das Irmãs da Purificação, no Maiobão. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos de Paço doLumiar-SEMDHU em parceria com a Defensoria Pública do Estado do Maranhão e ofereceu serviços de mudança do nome social e gênero, palestras, atendimentos de saúde, testes rápidos para Covid-19 e vacinação, além de programação cultural com o Cacuriá do Candinho,  da comunidade  Zumbi dos Palmares.

A Semana Municipal dos Direitos Humanos de Paço do Lumiar acontece até o dia 17 de dezembro e conta ainda com a Conferência do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas com a sociedade civil de Paço do Lumiar, que será realizada nesta quinta-feira(16) à partir das 08:00 da manhã, na UEB Nadir Nascimento de Moraes, no Maiobão. Na sexta-feira(17), acontece uma roda de conversa sobre a política de direitos humanos em Paço do Lumiar, no Centro Administrativo Municipal, no Tambaú, às 09:00 da manhã.

Suzane D’Araújo realizou mudança de nome social e falou sobre a ação: “É maravilhoso saber que a prefeitura se sensibiliza com a causa LGBTQI+, isso faz toda a diferença”, comentou.

O secretário municipal de direitos humanos José Vale destacou a importância da ação:

“Direitos Humanos significa ouvir todo mundo e mostrar que todos, todas e todes têm voz, então nós poderíamos deixar de tratar sobre o tema em nossas ações”, disse o secretário.

A vereadora Alexsandra Garcia(Rede) destacou o trabalho junto à prefeitura:”O poder legislativo e o executivo têm dialogado abertamente em busca de políticas por pessoas trans em Paço do Lumiar, isso é resultado de uma gestão próxima do povo, por isso, eu reforço que o poder legislativo caminha de mãos dadas por mais ações como esta”, concluiu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *