Alto Alegre do Maranhão é uma das primeiras do Maranhão a aderir ao PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão)

 

 

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde na prefeitura de Alto Alegre do Maranhão instalou o PEC (Prontuário Eletrônico do Cidadão). O sistema possibilita que todos os pacientes tenham suas informações clínicas armazenadas no sistema informatizado das UBS. O objetivo é dar mais agilidade aos atendimentos e facilitar os dados para os médicos.

Para o Dr. Eduardo Dantas é um grande avanço na saúde altoalegrense e coloca o município como pioneiro na adesão desse sistema na região.

A secretária de Saúde Deusilene Silveira explicou:

“Com este sistema, o paciente chega na UBS e já tem um prontuário dele eletrônico. O médico o atende e já fica registrado o histórico deste paciente, da enfermeira que o atendeu, as vacinas que o paciente tomou, a medicação, enfim… Qualquer lugar do Brasil que ele vá, essas informações estarão disponíveis no sistema. Então, se um médico de outro estado ou outro município tiver acesso a esse sistema vai saber o que que o paciente teve ou não teve determinada doença sem precisar de orientação. A prefeitura Nisilene está de parabéns por priorizar a saúde da nossa cidade”.

O novo sistema otimiza o uso de papel, garante acesso rápido a ficha dos pacientes na era digital e dar mais celeridade as informações.

“Já fizemos entregas de alguns notebooks e demais equipamentos de informática, agora de fato, esse prontuário eletrônico já está funcionando para facilitar o dia a dia da equipe, seja do enfermeiro, do médico do atendente ou seja assim que o paciente chega na UBS vai ser feita a triagem e todos os dados deles vão estar ali sistema unificado do SUS. É uma facilidade para todos que já está nas grandes cidades e Alto Alegre do Maranhão não fica atrás. É uma conquista para o município e significa dizer que nós estamos acompanhando o ritmo da tecnologia”, esclareceu a prefeita Dilsilene do Liorne.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *