Programa de Apoio a Projetos Locais 2022 do Instituto Alcoa

 


receberá inscrições a partir do dia 7 de março
Realizada anualmente, chamada apoia iniciativas relacionadas às áreas de atuação prioritárias do Instituto Alcoa: educação e geração de trabalho e renda.

O Programa de Apoio a Projetos Locais, uma realização anual do Instituto Alcoa para contribuir com sua missão de promover coletivamente a educação e o desenvolvimento dos territórios nos quais atua, receberá inscrições de projetos de 7 de março a 15 de abril.
A iniciativa apoiará projetos locais desenvolvidos por organizações da sociedade civil e/ou do Poder Público nas áreas prioritárias para o Instituto – educação com foco em ensino fundamental e geração de trabalho e renda, causas estruturantes para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa. Além disso, como parte do compromisso de contribuir para a redução das desigualdades e promover, cada vez mais, espaços diversos e inclusivos para todas as pessoas, o Programa de Apoio a Projetos também incentiva o desenvolvimento de iniciativas que auxiliem e estimulem a inclusão de mulheres, grupos étnico-raciais, pessoas com deficiência e do público LGBTQIA+.
“Os projetos sociais têm a capacidade de promover transformações individuais e coletivas. Acreditamos na capacidade de articulação e na potência da sociedade civil e das comunidades para a retomada do desenvolvimento local. Precisamos fortalecer as parcerias já existentes e criar novos laços para que, juntos, possamos ter uma sociedade menos desigual”, explica Monica Espadaro, gerente de projetos do Instituto Alcoa.

Critérios para participação

Serão priorizados projetos nas regiões de atuação do IA: Juruti, Óbidos e Santarém (PA); Poços de Caldas, Andradas e Caldas (MG); Divinolândia (SP); São Luís, Paço do Lumiar, Raposa e São José de Ribamar (MA).
Organizações com no mínimo dois anos de existência, projetos realizados nas localidades elegíveis e iniciativas com duração máxima de dois anos são alguns dos critérios para participar do edital.
Os projetos devem conter: 1) foco nas áreas prioritárias do Instituto Alcoa; 2) objetivo de implementação, expansão, aperfeiçoamento ou disseminação de propostas já existentes; 3) valor solicitado ao Instituto Alcoa entre R$ 50 mil e R$ 250 mil; 4) perspectiva de continuidade e sustentabilidade das ações após o encerramento do apoio; 5) ao menos uma parceria financeira assegurada para o desenvolvimento da proposta, que corresponda a, no mínimo, 10% do orçamento total; e 6) estratégias de avaliação e plano de divulgação, incluindo ações e resultados.
As inscrições serão recebidas de 7 de março a 15 de abril pelo sistema de gestão de projetos. No ato da inscrição, as organizações devem enviar todos os documentos descritos no edital. Os projetos selecionados serão divulgados até 12 de agosto.

Workshops

Para apoiar as organizações na elaboração e envio dos projetos, o Instituto Alcoa promoverá workshops virtuais em parceria com o Ficas, organização que acompanha todas as etapas do Programa de Apoio a Projetos Locais. Conheça o calendário de acordo com a localização das organizações participantes:

• Poços de Caldas e região: 7 de março, das 14h30 às 16h
• Juruti e região: 9 de março, das 14h às 15h30
• São Luís e região: 10 de março, das 14h30 às 16h

Todas as informações sobre o Programa de Apoio a Projetos Locais 2022 estão reunidas no edital da iniciativa, disponível neste link.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800 722 0715 (ligação gratuita de segunda à sexta-feira, das 9h00 às 17h00).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.