Ciro Neto: Projeto do Deputado ajuda centenas de mulheres com a carreta do amor

Centenas de mulheres foram atendidas nesta quarta-feira (12/04) com a “Carreta do Amor” no Maranhão. As atividades, gratuitas, iniciadas na cidade de Barra do Corda, têm como base a Lei 11.595/21, originária do Projeto de Lei 340/21, de autoria do deputado estadual Ciro Neto (PDT).

Os exames são realizados em uma unidade móvel de saúde para identificar e rastrear alterações relacionadas ao câncer de mama em todo o território maranhense. A lei beneficia, prioritariamente, mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos.

photo_2022-04-13_22-21-35

A carreta, viabilizada pelo senador Weverton Rocha, faz parte do programa nacional do Hospital de Câncer de Barretos, líder do ranking da Scimago Institutions Rankings (SIR), entre todos os centros de saúde da América Latina.

“Estivemos acompanhando o trabalho da Carreta do Amor que coloca em prática uma Lei de nossa autoria, a 11.595/21 que estabelece as diretrizes para o ‘Programa de Exame de Mamografia Móvel’ no Maranhão. No mês de maio, a Regional de Presidente Dutra também estará recebendo esse serviço”, disse Ciro Neto.

O HOSPITAL DE BARRETOS

A instituição foi escolhida, em 2000, pelo Ministério da Saúde, como o melhor hospital público do país. Desde 2011 é considerada “instituição irmã” do MD Anderson Câncer Center, o maior centro de tratamento e pesquisa de câncer do mundo.

No ano de 2020, o HA realizou 1.047.440 atendimentos realizados a 224.883 pacientes de 2.335 municípios de todos os estados do país – um recorde de cobertura. Foram realizadas 24.351 internações, 252.544 quimioterapias, 9.500 refeições servidas por dia, 100% de forma gratuita. A entidade reúne 380 médicos e 5.300 funcionários, em todas as suas unidades espalhadas pelo Brasil.

 

NO MARANHÃO

O programa contempla os municípios maranhenses que se encontram com os menores percentuais de realização de exames de mamografia, segundo o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde (IDSUS). E especifica, também, que o exame é executado em parceria com a União e municípios maranhenses, por meio de unidades móveis de saúde.

Outra finalidade da lei proposta pelo deputado Ciro Neto é realização das atividades coordenadas que visem à garantia do fornecimento regular do exame mamográfico bienalmente, além de desenvolver ações regionais para fortalecer a rede de atendimento à população.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *