Centro Histórico começa a receber decoração junina

Mosaico de bandeirolas vai ocupar as ruas do Centro. A novidade deste ano é a decoração na Ponte José Sarney

O colorido forte e vibrante das bandeirinhas de São João já começou a dar um ar todo especial ao Centro Histórico de São Luís. A cidade já respira São João, e nesta sexta-feira (20), o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), iniciou a montagem da decoração do São João 2022 na Praia Grande.

Além da Rua Portugal, vão receber a decoração de mosaico de bandeirolas o Centro Histórico, as ruas Djalma Dutra, da Estrela, a Rua da Alfandega (próximo à Feira da Praia Grande), e ainda a Ponte José Sarney (conhecida como Ponte do São Francisco). Na Praça dos Catraieiros (próximo à Casa do Maranhão), será montado um painel instagramável junino. Todo o trabalho deve ser concluído até a próxima sexta-feira (27).

Os responsáveis pela decoração são Maria Ylma Santana da Costa e o esposo, João Carlos Formiga Leite. Segundo Maria Ylma, além de São Luís, o casal está decorando mais 20 cidades. Algumas instalando e outras fornecendo as bandeirolas para eles instalarem, nem todas assim como São Luís, com a decoração de mosaicos.

“A técnica dos mosaicos foi evoluindo com o tempo. A cada trabalho, nós descobríamos um jeito melhor de fazer. Este ano estamos com mais demanda, e com menos tempo para produzir também”, disse a decoradora.

A novidade deste ano na decoração será o mosaico na Ponte do São Francisco, que nunca havia sido decorada. A última decoração no Centro Histórico foi em 2019, última realização dos festejos juninos oficiais do governo do Estado, antes da pandemia de covid-19.

“A realização do São João, depois de dois anos, era um momento muito aguardado. É um atestado de liberdade para todos nós, que passamos tanto tempo isolados”, disse Maia Ylma.

Para o secretário de Estado da Cultura, Paulo Victor, se concretiza a realização do maior São João do Brasil, não apenas em termos de dias de programação, mas de locais em que vão acontecer os festejos, além de outros fatores que fazem a diferença nos festejos maranhenses.

“Voltar com um São João repleto de atrações, com espaços pulsando a cultura maranhense, é, além de gerar entretenimento para uma população ávida por essa festa, gerar emprego e renda para o trabalhador com a contratação e destinação de serviços, gerar retorno para o estado em termos de turismo. Nossas decorações são apreciadas por moradores e turistas e isso se torna um atrativo a mais para o São João do Maranhão”, disse o secretário.

Turistas encantados com as bandeirolas

A engenheira civil Leda Fagundes de Lima, turista da cidade de Curitiba (PR), se surpreendeu quando, ao sair do Mercado das Tulhas, viu a decoração. “Muito bonito, muito colorido. Saímos de dentro do mercado e demos de cara com essa paisagem que eu achei realmente muito alegre, muito aconchegante”. E se eles vão voltar a São Luís, ela diz que sem dúvidas. “Voltaremos em outra oportunidade, com certeza. Porque a cultura é muito específica da região. A paisagem e a cultura, realmente para a gente que mora no Sul, é muito diferente. Vale a pena conhecer”, recomenda.

Primeira vez em São Luís com a família, o corretor de imóveis Rubens Baron, de Santa Catarina, presenciou a montagem, aprovou a decoração e já aproveitou para mandar as fotos para os parentes. “Muito impressionado pela dedicação de todo mundo, nunca tinha visto. Tá muito legal, muito bonito mesmo”, disse.

A servidora pública Viviane, de Belo Horizonte (MG), está de férias no Maranhão e se mostrou emocionada pela vida estar voltando ao normal. “Achei vibrante e emocionante ver, depois de tanto tempo, tanta alegria em cores. Muito lindo, parabéns. Eu acredito que vai ser uma festa muito bonita. Já ouvi falar da festa de São João daqui, mas é emocionante ver tudo sendo montado”, comentou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *