Deputado Jota Pinto parabeniza o bairro Liberdade em São Luís pelos 104 anos

Conhecendo a história da liberdade e mantendo uma estreita relação com os moradores, o deputado Jota Pinto usou a tribuna da Assembleia Legislativa para parabenizar o bairros pelos 104 anos de existência.

*Cultura que se faz presente*

Situada entre a Fé em Deus, o Monte Castelo, o Canto da Fabril, o Diamante e a Camboa, a região é berço de cultura. E, nas comemorações de 104 anos da Liberdade, acontecerá uma programação, que vai das ações sociais, esportivas e culturais!

Muitas são as manifestações culturais, como o Boi de Seu Leonardo (Boi da Liberdade), Boi de Seu Apolônio (Boi da Floresta), tambores de crioula, festa do Divino, oriundas de vários cantos da Baixada Maranhense, além dos grupos e artistas do segmento do reggae, blocos tradicionais, casas de culto afro, dentre outros.

Na oportunidade Jota Pinto declarou.

“O bairro da Liberdade é mais que um bairro. É um jeito de viver assim dizem os moradores que tem grande apreço pelo local. Parabenizo a todos que lutam pelo desenvolvimento do bairro

*Curiosidades*

Desde 1918, com a criação do Matadouro Modelo, no Sítio de Itamacaca, o endereço guarda uma história peculiar: a proprietária deste Sítio era ninguém menos que Ana Jansen.

Foi em 1967 que o local virou a Liberdade, nome modificado pela Lei Municipal nº 1.749, de 17 de maio deste ano. Já na década de 70, muitos descendentes de africanos, vindos de comunidades rurais quilombolas da Baixada Maranhense, Alcântara e Litoral Maranhense, se estabeleceram no bairro, tornando a Liberdade a maior população negra da capital maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *