Thaiza solicita a implantação de novos cursos na UFMA de Chapadinha

A deputada estadual Thaiza Hortegal requereu, por meio das Indicações nº 4584/2022 e 4585/2022, que seja encaminhado ofício ao reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, solicitando a implantação de novos cursos superiores de grande demanda no campus da UFMA em Chapadinha (MA), como Medicina, Direito, Odontologia e Enfermagem.

O objetivo é facilitar o acesso a formação de novos profissionais para atender a região de saúde, que tende a crescer com a expansão de serviços no setor, além de ampliar o acesso ao ensino superior a toda a população que reside na região do Baixo Parnaíba. Atualmente, os estudantes precisam se deslocar até a capital do Estado, São Luís, para cursar graduações não disponíveis na região, o que gera grandes despesas aos universitários.

“Defendemos a presença de novos cursos na região de Chapadinha, como Enfermagem, Psicologia, Direito e até Medicina, para que ali também se torne um polo do ensino superior. A região possui uma estrutura de saúde que tende a crescer, com Hospital Regional, que estamos lutando para se tornar Macrorregional, com serviços de Hemodiálise, entre outros projetos de expansão na saúde, então precisamos investir também na formação local”, afirma a parlamentar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.