Detinha participa de homenagem às mães em Axixá ao lado de lideranças políticas

Screenshot

A deputada federal Detinha participou de uma grande homenagem em celebração ao Dia das Mães no município de Axixá, reforçando o carinho, a atenção e o compromisso com as famílias da região.

O momento contou com a presença da grande liderança política Jhonattan Silva e da vereadora Roselia Brandão, fortalecendo ainda mais a união em prol da população axixaense.

Durante a programação, Detinha destacou a importância de valorizar as mães e fortalecer os laços de amizade, respeito e parceria com o povo maranhense.

“Foi uma tarde de muito cuidado, carinho e acolhimento, onde estreitamos ainda mais os laços e reafirmamos nossa parceria com o povo de Axixá”, destacou a deputada.

O encontro foi marcado por momentos de emoção, reconhecimento e gratidão às mães presentes, celebrando o papel fundamental que elas desempenham na construção das famílias e da sociedade.

Taça Coração da Ilha reúne mais de 100 atletas e se consolida entre os maiores torneios de vôlei de areia de São Luís

O esporte, a solidariedade e a paixão pelo vôlei de areia marcaram a realização da Taça Coração da Ilha, evento que movimentou
São Luís, neste domingo (17). Considerado um dos maiores torneios da modalidade na capital maranhense, o campeonato reuniu mais de 100 atletas inscritos, nas categorias iniciante e intermediário, em um dia de muita competição, integração e incentivo ao esporte.

Além das disputas que movimentaram o público durante todo o dia, o campeonato também teve um importante cunho social. As inscrições foram realizadas através da doação de cestas básicas, que serão destinadas a instituições de caridade.

O evento contou com o apoio da deputada federal Detinha, que vem incentivando ações esportivas e sociais no Maranhão.

A realização foi da Realiza Produções e da Badu VolleyWorld. Com grande repercussão e participação expressiva, a Taça Coração da Ilha já deixa expectativa para as próximas edições.

União política marca grande Festa do Dia das Mães em Lajeado Novo

A cidade de Lajeado Novo viveu uma noite especial marcada pela união política durante a grande Festa do Dia das Mães, realizada no último dia 9 de maio. O evento reuniu centenas de mães em uma celebração repleta de emoção, homenagens, sorteios e muita alegria.

A festa foi organizada pelas principais lideranças da oposição no município, demonstrando força, união e compromisso com a população. Estiveram presentes o vereador Daniel Sertão, o presidente da Câmara Bodinho, a vereadora Raquel e uma das grandes lideranças políticas da cidade, Ronilson do Sudré.

O evento também contou com importantes apoios políticos, como o deputado estadual Cláudio Cunha e o médico e pré-candidato a deputado federal Orlando Aroche, fortalecendo ainda mais o grupo político que vem ganhando destaque e demonstrando união em torno dos próximos desafios políticos de 2028.

Durante a programação, foram realizados diversos sorteios de prêmios para as mães presentes, incluindo eletrodomésticos, brindes e o grande prêmio da noite: uma motocicleta, que levou emoção e felicidade ao público.

Mais do que uma comemoração, a Festa do Dia das Mães simbolizou carinho, valorização e respeito às mães de Lajeado Novo. O evento também reforçou que a oposição segue cada vez mais fortalecida, unida e próxima da população, construindo um novo momento político no município.

Deputados defendem empréstimos para a realização de investimentos no Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na manhã desta quinta-feira (7), na sessão plenária, projetos de lei nos quais o Executivo Estadual solicitava autorização da Casa para a contratação de operações de crédito junto a instituições financeiras. A grande maioria dos deputados do parlamento se posicionou a favor dos empréstimos, destacando que os recursos serão utilizados diretamente para a realização de investimentos no Maranhão em diversas áreas.

Líder do governo na Casa, o deputado Neto Evangelista (MDB) detalhou cada uma das operações de crédito a serem realizadas pelo Executivo. O governador Carlos Brandão visa buscar empréstimos para a construção de casas populares; melhorar o serviço de internet e conectividade no estado por meio do projeto “Maranhão Mais Conectado”; trazer mais investimentos para o sistema de transporte semiurbano com a aquisição de ônibus elétricos, proporcionando maior eficiência do sistema de transporte público, com impactos positivos na mobilidade e sustentabilidade ambiental; além de utilizar o recurso para colocar em prática outras ações que objetivam melhorar a qualidade de vida da população.

Ainda em seu discurso, o parlamentar refutou a tese levantada pela oposição de que os empréstimos serão usados para o financiamento de campanha eleitoral. O deputado deixou claro que as instituições credoras acompanharão a aplicação dos recursos, pontuando a transparência das ações.

“São recursos de um banco internacional. São recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento. Vocês em sã consciência acham que instituições desse nível não acompanham o uso do recurso público?”, questionou o deputado se dirigindo aos parlamentares da oposição ao falar sobre uma das fontes do empréstimo.

Evangelista também citou como exemplo o estado de São Paulo, a unidade federativa mais rica do Brasil, e que também buscou empréstimo para financiar a construção de moradias para a população. “O Governo Federal, antigamente, tinha o programa do PAC que financiava a construção do ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Programa Pró-Moradia. O novo PAC só tem apenas uma modalidade para moradia urbana, que é o financiamento. O Governo Federal abriu credenciamento para todas as cidades, para todos os estados. Sabe quem foi buscar recursos e se credenciou junto à Caixa Econômica Federal para fazer moradia também urbana? O estado de São Paulo, o estado mais rico do país, que tem dinheiro suficiente para fazer habitação”, disse.

“Quem votar contra esse programa de financiamento da construção de casas urbanas está votando contra as pessoas que moram nas palafitas”, completou.

Vice-presidente da Assembleia, o deputado Antônio Pereira (MDB) também se posicionou a favor dos empréstimos, pontuando que os recursos são necessários para os investimentos no estado. Ele lembrou inclusive que a ex-governadora Roseana Sarney contraiu empréstimos em sua gestão com esse mesmo intuito e que os recursos também foram utilizados pelo sucessor Flávio Dino. Da mesma forma, o ex-governador também contraiu empréstimos utilizados até hoje por Carlos Brandão.

“O empréstimo vai servir para este governo e para o posterior a partir do ano que vem, pois parte desse recurso será gasto apenas no ano que vem. A oposição marca uma situação pensando nas eleições. E nós estamos querendo organizar o empréstimo pensando no estado do Maranhão e em seu povo”, destacou.

O deputado Florêncio Neto (MDB) pontuou em seu discurso que governar exige coragem na tomada de decisões e que trazer esse tema em uma época eleitoral exige coragem por parte do gestor. Em sua fala, o parlamentar destacou que muitos desses recursos serão utilizados par investimentos futuros pela próxima gestão, o que demostra que a intenção não é eleitoreira, mas sim o pleno desenvolvimento do estado.

“Isso mostra que o governador não está preocupado consigo. Está preocupado em construir, preparar o Maranhão para o futuro. Todos nós defendemos aqui, por exemplo, empreendedorismo, a necessidade de geração de emprego e renda no Maranhão. Para atrair grandes investimentos, a gente precisa preparar o Maranhão para isso. Quando uma grande empresa, uma grande indústria, vem se instalar no nosso estado, nós precisamos oferecer a ela diferenciais competitivos. Hoje, uma das primeiras coisas que se observa é a conectividade. Como é que está a expansão da nossa rede 5G ao longo de todo o Maranhão? Hoje não é boa. Esse investimento em tecnologia vai permitir que a gente dê esse salto de qualidade, e aí a gente começa a ser olhado com olhos diferenciados”, disse.

Trâmites burocráticos

O deputado Eric Costa (Republicanos) fez questão de destacar os trâmites burocráticos do processo, destacando que, mesmo com a aprovação dos projetos pela Assembleia, os recursos não serão liberados imediatamente em virtude dos processos licitatórios que demandam tempo. “Provavelmente não tem recurso disponível antes da eleição. Para que a gente possa entender e a população que está nos acompanhando possa tirar suas conclusões”, afirmou.

O deputado Ricardo Arruda (MDB) destacou em seu posicionamento as atuais condições econômicas do Maranhão que melhoraram nos últimos anos. Afirmou, ainda, que a oposição tenta deturpar a situação e que a população não pode se deixar levar por narrativas falaciosas.

“Eu comparo a situação do Maranhão hoje com a situação de um pai de família que ajustou as contas e saiu de uma situação de insolvência e conseguiu criar condições de contrair empréstimo para melhorar a qualidade de vida de sua família e filhos. O que existe hoje é um estado que se preparou para ter as condições favoráveis para adquirir esses créditos”, destacou.

Projetos Aprovados

Durante a sessão desta quinta-feira (7), foram aprovados os projetos de lei de 100/2026, 104/2026, 105/2026, 106/2026 e 107/2026. As proposições foram votadas em regime de urgência.

Todas as propostas objetivam assegurar recursos e mecanismos financeiros para a implementação de ações voltadas à expansão da conectividade digital, ao aprimoramento da infraestrutura tecnológica e à modernização dos serviços públicos no Maranhão. As medidas também pretendem estimular investimentos estratégicos capazes de fortalecer a transformação digital da administração pública e ampliar o acesso da população a serviços essenciais.