Prefeito Zito e alunos do Projovem Trabalhador de Codó entregam nova casa a estudante.

Em Codó, as quatro turmas do arco de Conserto e Reparos do Programa Projovem Trabalhador do município realizaram uma inovadora e solidária forma de apresentação de seu projeto final. Os jovens optaram por colocar em prática seus conhecimentos adquiridos no programa a serviço da melhoria de vida de um de seus colegas de curso. De início, os alunos fariam um sorteio para escolher qual companheiro de classe seria beneficiado com uma reforma residencial, mas acabaram decidindo prestar o serviço a um colega que avaliaram precisar mais
O resultado do projeto final das quatro turmas do arco de Conserto e Reparos do Projevem Trabalhador foi apresentado no final da tarde de segunda-feira (21), no bairro Codó Novo, e contou com a presença de professores, alunos de outros arcos profissionalizantes, imprensa e a visita do Secretário de Governo, Ricardo Torres e do Prefeito Municipal de Codó, Zito Rolim.
O aluno Wilson Rocha recebeu de seus colegas uma nova residência, construída pelos estudantes do curso em apenas 22 dias. De acordo com o coordenador do projeto, José Arimateia, os jovens construíram a casa de seis cômodos e 72 metros quadrados utilizando a carga horária do curso entre os dias 29 de novembro e 18 de janeiro. “No início nós iríamos construir apenas o caixão da casa (quatro paredes estruturais), mas observamos a necessidade de fazer a obra completa. O jovem tinha uma casa de Taipa e hoje possui uma residência ampla, com sala, copa e cozinha e três dormitórios. Isso representa uma mudança de vida para esse aluno”, disse o coordenador.
No projeto foram utilizados 5.500 tijolos, 50 sacos de cimento, uma carrada de areia, duas carradas de barro e três de brita para o pavimento e paredes. Novas telhas, portas e instalações elétricas foram colocadas pelos alunos. O banheiro foi construído por uma parceria entre a FUNASA e a Prefeitura de Codó. “Foi uma iniciativa magnífica de alunos, professores, coordenadores e do prefeito Zito Rolim, que não mediu esforços para ajudar no projeto final de nossas turmas e no sonho do estudante Wilson Rocha, que hoje possui uma casa nova”, comentou a professora e coordenadora Raquel Pinho.
Para o prefeito Zito Rolim, o esforço do governo municipal em trazer recursos e programas dos governos federal e estadual encontra fôlego e resposta na vontade dos jovens codoenses. “Nós temos buscado todas as informações para trazer ao município recursos e programas e colocado toda a equipe da administração para lutar por esses projetos, porque nós sabemos que o resultado é esse: jovens capacitados e duas famílias beneficiadas. Além do benefício de obter melhores chances de ingresso no mercado de trabalho após terem se formado pelo programa Projovem Trabalhador, adquirir uma profissão, vocês realizaram um projeto muito importante, construindo uma residência digna a um colega que mais precisava. Isso é um gesto de solidariedade humana e muito nos orgulha. Isso que nos dá força e coragem para continuar nessa luta e trazer mais recursos e programas que beneficiem nossa população e nossos jovens”, comentou o prefeito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *