Prefeitura de Codó realiza Desfile Cívico de 7 de setembro para grande público

A Prefeitura de Codó, por meio de suas secretarias de governo e entidades ligadas a administração, realizou entre os dias 6 e 7 de setembro, os desfiles comemorativos ao Dia da Pátria. A organização decidiu realizar o evento em dois dias. Na tarde do dia 6, véspera da data em que se comemora a independência do Brasil, crianças da rede pública e particular de ensino fundamental desfilaram pelas principais ruas do centro da cidade. Na tarde de sábado, 07, foi a vez dos jovens do ensino fundamental e médio, além de outras instituições do município.
Para a ocasião, foi montado um grande palanque oficial, de onde o Prefeito Municipal de Codó Zito Rolim e a Primeira Dama do Município, Eliene Rolim, acompanhados de todo seu secretariado, além de outras autoridades municipais, assistiram ao Desfile Cívico alusivo ao aniversário de 191 anos da Independência do Brasil. 
As escolas e instituições que participaram do desfile levaram temas importantes para a Avenida Augusto Teixeira. Igualdade Racial, Direitos Humanos, Fim da Exploração do Trabalho Infantil, Respeito ao Estatuto da Criança e do Adolescente, Acessibilidade aos Portadores de Deficiência e Mobilidade Limitada, entre tantos outros assuntos, estavam expressos em placas e cartazes nas mãos de jovens, adultos e idosos que desfilaram.
Depois da passagem de instituições como a Maçonaria de Codó, estudantes e alunos de projetos sociais passaram pela avenida, mostrando no desfile o resultado de semanas de dedicação e preparo para a apresentação, e a capacidade de organização das secretarias municipais de Educação e da Assistência Social. As fanfarras das escolas públicas e particulares e diversas apresentações culturais também foram destaque na Augusto Teixeira.
População lota as ruas
De acordo com a comissão organizadora do evento, o Desfile Cívico de Codó foi realizado em dois dias e no período das 17h às 21h para garantir a segurança e conforto dos participantes e do grande público. “Organizamos os desfiles de maneira que pudéssemos garantir a segurança das crianças e dos jovens estudantes. O horário da tarde para noite, onde a temperatura fica mais amena, foi o mais adequado para a acomodação do público”. Comentou a Secretária de Educação, Rosina Benvindo.
A mudança de horário e a estratégia de organização fizeram com que o público lotasse a principal avenida do centro de Codó. Para o prefeito Zito Rolim, o sucesso do evento cívico foi o resultado da soma de esforços e dedicação de cada pessoa envolvida. “Para um evento dessa magnitude e importância, onde celebramos a Independência da Nação, é necessário o engajamento, o comprometimento, o trabalho e o cuidado de todos. No desfile estão crianças, jovens e também idosos. Precisamos ter pessoas de confiança e comprometimento cuidando da nossa gente. E foi esse trabalho e esse cuidado que trouxe uma multidão de codoenses as ruas para comemorar a nossa independência”. Disse o gestor municipal.

O Departamento Municipal de Trânsito, a Guarda Municipal e a Policia Militar garantiram a segurança e proteção dos milhares de expectadores presentes no evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *