Prefeitura de Nova Olinda do Maranhão realizou a VII Conferência Municipal de Saúde

Foi realizada nesta quarta-feira, 30/08/2017, a VII Conferência Municipal de Saúde de Nova Olinda do Maranhão. A Conferência aconteceu no auditório da prefeitura, e contou com as presenças da Prefeita Iracy Weba, Secretária Municipal de Saúde Cristina Coelho, Secretário de Assistência Social Márlon Vale Curtim e demais Secretários do Município, além de convidados .
A prefeita Iracy Weba fez a abertura da Conferência falando dos serviços já realizados pela gestão em seus oito (08) meses de administração e “ressaltou” a importância dessa Conferência e ouviu os servidores de saúde do Município.
Com uma grande participação da sociedade civil organizada, o evento estabeleceu um diagnóstico da área da saúde em nosso município.Para a Prefeita Iracy Weba a realização da Conferência é de grande importância pois é a onde se discute como está o funcionamento da saúde no município e onde se avalia todo o mecanismo que faz funcionar a saúde pública no Município e no País.
A Conferência da Saúde foi conduzida de maneira brilhante, com uma participação completa dos bons conferencistas, “afirmou”. O primeiro subtema a ser debatido na Conferência foi “Acesso à rede” – “SUS” feito pelos os conferencista . O debate foi fundamental para a saúde do município, principalmente nesse momento em que Nova Olinda exerce uma gestão plena e transparente, isso se nota pela grande quantidade de pessoas presentes e pelo nível das discussões que foi feitas. “ É em cima dessa Conferência que os que trabalha na área da saúde pode discutir com a gestão as necessidades de melhorias da saúde do Município. É importante ter críticas construtivas para que se possa compartilhar as necessidades e anseios da população e prioridades da saúde”. A Secretária de Saúde Cristina Coelho, ainda falou da Informatização Sistemas de Informação em saúde; notificações no sistema; dados epidemiológicos (dengue, calazar, doenças de chagas, DNS, e outras)
A Secretária Municipal de Saúde, Cristina Coelho falou aos presentes sobre as melhorias já realizadas, os desafios que a saúde local enfrenta e como as equipes e a gestão tem se organizado para enfrentá-los, a onde antes no município não existia saúde, era um descaso e abandono total.
Prefeita Iracy Weba, parabenizou à todos que participaram do evento, e agradeceu, a todos aqueles que trabalham com os projetos sociais, pelo carinho que têm com o povo deste Município. O bem estar social, disse o secretário Marlon Vale Cutrim é uma grande preocupação da Prefeita,bem como as outras áreas, como Saúde e Educação, necessárias para o desenvolvimento pleno da cidade, e afirmou que a relação entre administração pública e a sociedade civil, contribuem para a construção do pacto da organização do sistema. A participação da sociedade é fundamental segundo secretario para a condução das políticas sociais de forma transparente e democrática. Além disso, é um importante instrumento de avaliação.
A Conferência foi organizada pele a Secretaria de Saúde , Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com a Prefeitura Municipal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *