Prefeitura Municipal de Igarapé do Meio realiza encerramento das ações do “Janeiro Branco”

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o NASF (Núcleo de Apoio à Família) e do ESF (Estratégia  de Saúde da Família), realizou nesta última terça-feira (30/01) no Centro de Saúde da Vila São Marcos, uma ação de encerramento do \”Janeiro Branco\”. A ação contou com a participação do psicólogo Dr. Edinaldo e de toda equipe do NASF(Núcleo de Apoio à Família), da enfermeira do ESF – Vila São Marcos, agentes de saúde e dos usuários do centro de saúde.

Na ocasião o psicólogo do NASF Dr. Edinaldo ministrou uma palestra e explicou o lema do janeiro branco que é: \”QUEM CUIDA DA MENTE, CUIDA DA VIDA\”. Enfatizou que o objetivo do janeiro branco é chamar atenção da população em geral e reforçar a importância de prevenir e cuidar da saúde mental, pois  segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2017), no mundo existem 450 milhões de pessoas que sofrem de doenças mentais e que a depressão é a principal doença incapacitante na população em geral. Daí a necessidade e a importância de campanhas de esclarecimento e de conscientização da população, que melhor informada buscará mais cedo ajuda de um profissional da área para fazer um diagnóstico correto e iniciar o tratamento.
\”Quanto mais cedo detectado o problema, melhor o prognóstico de tratamento e de cura\” reforçou o psicólogo Dr. Edinaldo.

Um grande número de pessoas compareceu ao evento, os participantes escutaram com atenção a palestra mostrando interresse às informações repassadas pelos profissionais, fizeram perguntas e no final da palestra algumas pessoas aproveitaram a oportunidade para consultar com o psicólogo.

Ao término do evento foi servido um lanche e a  coordenadora do NASF – Dra. Juliana encerrou agradecendo a presença de todos e informou ao público onde buscar ajuda para os problemas relacionados a saúde mental.
Esta foi mais uma ação de grande sucesso,  realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *