Deputada Helena Duailibe : Uma mulher multitarefada

Mãe, médica, deputada estadual, procuradora da mulher e ex-secretária de Saúde de São Luís-MA, Helena Duailibe está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa. A experiência adquirida ao longo de anos no campo pessoal e profissional se reflete em inúmeras ações que tem realizado em favor das mulheres e da sociedade de uma forma geral. Nessa entrevista ela conta inúmeras ações já realizadas e traça grandes planos.
A sua atuação enquanto médica, deputada estadual e procuradora da mulher aumenta a sua responsabilidade com a sociedade. De que forma busca atender as necessidades da população?
Dentro do contexto da procuradoria da mulher, buscamos despertar a atenção da mulher para que ocupe o seu papel dentro da sociedade. Estamos incentivando cada vez mais as mulheres para entrarem na política serem procuradoras em seus municípios, pois é uma forma de conversar mais com as mulheres, conhecendo as suas necessidades.


Conte um pouco do trabalho à frente da Procuradoria da Mulher?

Estamos trazendo esse conceito moderno de que a procuradoria é um espaço para orientar as mulheres em todos os segmentos, não se restringindo aos casos de violência. É importante que ela se sinta acolhida, perceba esse carinho, queremos empoderá-las. Elas precisam estar, ocupando grades cargos na política para que a construção da nossa sociedade seja cada vez melhor.
São cinco meses de trabalho na Procuradoria. Quais são os planos já definidos?
No segundo semestre, pretendemos trabalhar a questão do empreendedorismo, essa será a nossa meta, iremos oferecer curso de capacitação que impulsione atividades empreendedoras tendo como exemplo: artesanato, (bijuterias) serviços de manicure, atividades relacionadas a culinária com fábrica de fábrica de doces e etc…seja dentro de casa ou com micro-empresa, só assim ela vai levantar sua autoestima, além de contribuir com o equilíbrio financeiro do lar.
Sabemos que a mulher enfrenta dificuldades em ocupar cargos no cenário político. Enquanto parlamentar e ex-secretária de Saúde de São Luís tem observado pensamentos machistas no seu campo de trabalho?
Atualmente, graças a Deus está tudo fluindo bem. O que temos percebido ainda é nas Câmaras Municipais a questão da implantação da Procuradoria da Mulher, acreditamos que os homens tem medo de perder espaço. Aqui na Assembleia, estou à frente da procuradoria e ao lado das minhas colegas de parlamento temos o total apoio do nosso presidente e dos nossos deputados.
Na Assembleia Legislativa é a segunda mulher que ocupa esse cargo, que foi iniciado através da ex-deputada estadual, Valéria Macedo. Acompanhou o trabalho dela?
A Valéria fez um grande trabalho, primeiramente ela trouxe para o Maranhão a Procuradoria da Mulher, poucos estados tem essas atividades. Fez com que esse trabalho fosse reconhecido, mostrando a importância da existência dessa pasta. Também implantou a procuradoria da mulher em alguns municípios.
Em anos anteriores com a ex-deputada Valéria Macedo houveram visitas itinerantes em alguns municípios, por conta de algumas pessoas terem dificuldades de acesso à internet e outros meios de comunicação. Pretende fazer esse trabalho?
Temos um projeto para Imperatriz e Caxias considerando que Imperatriz, Caxias e São Luís são três macro-regiões. Vamos tentar convidar todas as mulheres que compõem as Câmaras de Vereadores de municípios fazendo com que seja um evento significativo para inúmeras mulheres.
Temos no Maranhão a Secretária da Mulher, a Patrulha Maria da Penha, a Casa da Mulher Brasileira, a Procuradoria da Mulher e demais setores. Como avalia esses trabalhos?
Durante a visita da procuradora da mulher da Câmara Federal, deputada federal Iracema Portela e da procuradora adjunta, deputada Aline Gurgel, elas ficaram verdadeiramente encantadas com esse trabalho acontecendo no Maranhão, pois temos aqui a Casa da Mulher Brasileira, a juíza Lucia Helena fazendo um grande trabalho, a delegada Kazumi Tanaka e toda a sua equipe fazendo um grande trabalho. E temos também a secretária da mulher, Ana Mendonça continuando um excelente trabalho que foi iniciado com outras secretarias.
Gostaria de destacar algum trabalho em defesa da mulher?
Temos uma situação muito especial dentro do hospital de urgência um serviço que é referência para todo o Brasil feito pela assistente social Sílvia Leite no Socorrão 2. Um serviço que eu quando estava no cargo de secretária de Saúde do município sempre apoiei e valorizei, pois é fundamental. Inúmeras mulheres estão sendo agredidas e muitas das vezes não vão até a Delegacia registrar uma denúncia com medo. E no caso do hospital são situações extremas não tem como esconder, temos o registro. Ela faz um trabalho muito importante. No nosso Estado, estamos fazendo um trabalho que está se solidificando. Existe um grande trabalho em torno de todas essas estruturas que apoiam as mulheres.
Recentemente foi
 inaugurada na Câmara de São Luís a Procuradoria da Mulher sob o comando da vereadora Barbara Soeiro?
 Sem dúvidas é mais uma conquista da classe feminina?
Excelente. Era inadmissível uma Câmara de Vereadores na capital com três vereadoras, não existir a Procuradoria da Mulher. Graças a decisão da Bárbara e a sensibilidade do presidente Osmar Filho a nossa cidade já conta com os serviços da procuradoria. Destaco que teremos brevemente a Procuradoria da Mulher em São José de Ribamar que está em fase final. E vamos trabalhar para fazer implantação em Raposa e Paço do Lumiar.
Na área da saúde, observamos um excelente trabalho realizado através de seminários com foco no autismo?
Fizemos um seminário de capacitação, orientando as professoras, as pessoas que lidam com crianças autistas para mostrar, como podemos identificar precocemente o espectro autista uma vez que as pessoas não conseguem identificar com facilidade os sinais.Sabemos que se as crianças forem tratadas precocemente e estimuladas corretamente terão um prognóstico muito melhor.
Nas suas palestras e reuniões tem debatido assuntos relacionados ao câncer com mais destaque?
A população tem a possibilidade de viver mais e consequentemente irão aparecer mais doenças degenerativas e o câncer aparece dentro desses fatores. Então precisamos orientar a população em dois quesitos que destaco de forma clara: primeiro a prevenção pois com o diagnóstico precoce temos mais chances de cura. O segundo é a questão de hábitos saudáveis pois o câncer pode se manifestar por conta de fatores externos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *