A Federação dos Municípios do Estado da Maranhão (Famem) e o DataSUS discutiram esta semana, durante o I Seminário Estadual dos Sistemas de Informação em Saúde do SUS formas de otimizar o envio de informações da Secretarias de Saúde para agilizar o recebimento de recursos provenientes do atendimento médico nos municípios. O encontro ocorreu no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), na Cohama, e contou com a participação de aproximadamente 200 municípios .
De acordo com o presidente da Famem, ex-prefeito Júnior Marreca, o evento é mais uma forma de a entidade munir os seus filiados de assistência para garantir maior captação de recursos a serem aplicados na gestão de Saúde.
“Atualmente, todo o sistema de envio de informações ao SUS é informatizado e a Famem, em parceria com o DataSUS, entendeu que era hora de capacitar prefeitos e técnicos municipais para melhorar o envio desses dados e agilizar o recebimento dos recursos pelo atendimento”, disse.
De acordo com a gerente regional do DataSUS, Mirelanes Monteiro – que ministrou a palestra “DataSUS – Informação e Tecnologia -, os principais objetivos do seminário foram apresentar o sistema de envio online de dados, conscientizar os gestores sobre a importância do envio correto das informações e capacitá-los para isso.
“Os modelos continuam os mesmos, mas queremos melhorar o envio de dados. A gente tem observado no estado do Maranhão muita deficiência na informação desses dados”, declarou.
A representante do DataSUS acrescentou que, melhorando o envio dos dados, as prefeituras terão mais facilidade de receber os recursos do Sistema Único de Saúde. “O repasse dos recursos fica mais eficiente e melhor, com o envio correto das informações. Porque, hoje, muitos municípios têm até deixado de receber por um atendimento que efetivamente prestaram, simplesmente por atraso ou falta do envio de dados”, completou.