A prefeita de Axixá, Sonia Campos, está fazendo parte da comitiva de Prefeitos maranhenses que seguiram para Brasília para participarem da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Município, versão 2023. A expectativa dos gestores é buscar a aplicação do Pacto Federativo, na Reforma Tributária, uma vez que acreditam que o Brasil vive um momento novo e de grande perspectiva para futuro próximo.
O evento tem a participação de mais de 10 mil pessoas e conta com a disposição com do presidente Lula para a consolidação de ações destinadas a fortalecer e elevar o papel dos municípios na conjuntura nacional.
Sonia considera que, os 24 anos do evento solidificam os objetivos comuns das comunidades do interior do Brasil. Para ela, a aproximação dos gestores municipais com as altas autoridades da República, o contato mais estreito com as bancadas parlamentares representativas dos Estados, as palestras sobre as principais políticas nacionais e as conferências são ocasiões ricas para aprimorar a condução dos negócios públicos nos municípios. “Esta intimidade com o poder central enriquece nossa atuação administrativa”.
Sua presença foi marcada quando ela pediu a palavra para levantar uma bandeira que não é só de Axixá, não só do Maranhão, ela é de todos os municípios do Brasil.
“Por todo país, temos obras paralisadas ou inacabadas por falta de recurso federal.
Valores de obras de 2014, por exemplo, já não se aplicam a realidade de 2023. E isso causa muito atraso na realidade brasileira como um todo. No caso de Axixá, temos escolas para finalizar”, defendeu.
A prefeita ainda mandou um forte abraço á mesa, um resumo de sua felicidade pela mesma aee composta majoritariamente por mulheres.
“Tenho a certeza que com o atual governo mudaremos muito as realidade de nossas cidades”, finalizou.