“Não vi revolta quando se beneficiaram”, afirma Dr. Yglésio sobre postura dos deputados da oposição

 

O deputado estadual Dr. Yglésio (PRD) fez críticas severas ao que chamou de “seletividade e hipocrisia” de parlamentares dinistas por criticarem o governo hoje, mas terem silenciado quando foi conveniente e recebiam benesses do Estado.

“Não vi nenhum ânimo de revolta quando se beneficiaram”, afirmou o parlamentar sobre o posicionamento dos dinistas.

Um dos episódios citados por Yglésio como esquecido pelos dinistas foi a “entrega” de obra incompleta, na gestão do ex-governador Flávio Dino, da ponte entre os municípios de Central e Bequimão, sem a finalização da cabeceira e sem a estrada concluída.

“São uns tigrões para falar o que querem, para arrotar a pureza, dizer que agora nada presta. Mas, são uns pequeninos ratinhos quando era aqui o benefício que colhiam. É essa hipocrisia”, afirmou.

O deputado do PRD também alertou sobre os dinistas estarem no comando de “brotos oligárquicos” e não oferecerem nada de novo na política do Maranhão.

“Falam de oligarquia, mas quem foi indicado ao cargo de suplente de senador foi a esposa; o outro tinha irmão na Seduc; o outro fez o partido e colocou o pai na direção”, detalhou.

Dr . Yglésio também fez críticas ao comportamento dos dinistas por sempre saírem do plenário durante seus discursos. E argumentou: “Sabe por que não tem oposicionista no plenário? Porque eles sabem que lá no meu gabinete está tudo comprovado”, concluiu.

Matheus do Beiju toma posse na Câmara de São Luís e reforça compromisso com a população

Screenshot

Em uma sessão marcada por emoção e prestigiada por lideranças políticas, o vereador Matheus do Beiju tomou posse na Câmara Municipal de São Luís e realizou o juramento regimental, assumindo o compromisso de exercer o mandato com responsabilidade, dedicação e respeito à população da capital maranhense.

Ao fazer o juramento, Matheus reafirmou que seu principal objetivo será trabalhar em defesa dos interesses da população, ouvindo as comunidades e buscando soluções para os desafios enfrentados pelos moradores de São Luís.

A solenidade contou com a presença de familiares, amigos, apoiadores e importantes lideranças políticas, entre elas o deputado federal Josimar Maranhãozinho e Josimar Júnior, que prestigiaram o momento e destacaram a importância da chegada do novo parlamentar ao Legislativo Municipal.

Durante a cerimônia, Josimar Maranhãozinho parabenizou Matheus pela posse e agradeceu o acolhimento recebido. O parlamentar também fez questão de agradecer a Josimar Júnior e a todos os vereadores e servidores da Câmara Municipal pela receptividade e pelo trabalho desenvolvido em favor da população de São Luís.

Com a posse, Matheus do Beiju inicia uma nova etapa em sua trajetória política, prometendo honrar a confiança recebida nas urnas e atuar com compromisso, diálogo e proximidade com o povo ludovicense.

“Chego com o compromisso de servir ao povo de São Luís, trabalhar com responsabilidade e representar aqueles que confiaram em nosso projeto. Esse mandato será pautado pelo diálogo, respeito e dedicação às comunidades”, destacou Matheus do Beiju.

Detinha participa de homenagem às mães em Axixá ao lado de lideranças políticas

Screenshot

A deputada federal Detinha participou de uma grande homenagem em celebração ao Dia das Mães no município de Axixá, reforçando o carinho, a atenção e o compromisso com as famílias da região.

O momento contou com a presença da grande liderança política Jhonattan Silva e da vereadora Roselia Brandão, fortalecendo ainda mais a união em prol da população axixaense.

Durante a programação, Detinha destacou a importância de valorizar as mães e fortalecer os laços de amizade, respeito e parceria com o povo maranhense.

“Foi uma tarde de muito cuidado, carinho e acolhimento, onde estreitamos ainda mais os laços e reafirmamos nossa parceria com o povo de Axixá”, destacou a deputada.

O encontro foi marcado por momentos de emoção, reconhecimento e gratidão às mães presentes, celebrando o papel fundamental que elas desempenham na construção das famílias e da sociedade.

Taça Coração da Ilha reúne mais de 100 atletas e se consolida entre os maiores torneios de vôlei de areia de São Luís

O esporte, a solidariedade e a paixão pelo vôlei de areia marcaram a realização da Taça Coração da Ilha, evento que movimentou
São Luís, neste domingo (17). Considerado um dos maiores torneios da modalidade na capital maranhense, o campeonato reuniu mais de 100 atletas inscritos, nas categorias iniciante e intermediário, em um dia de muita competição, integração e incentivo ao esporte.

Além das disputas que movimentaram o público durante todo o dia, o campeonato também teve um importante cunho social. As inscrições foram realizadas através da doação de cestas básicas, que serão destinadas a instituições de caridade.

O evento contou com o apoio da deputada federal Detinha, que vem incentivando ações esportivas e sociais no Maranhão.

A realização foi da Realiza Produções e da Badu VolleyWorld. Com grande repercussão e participação expressiva, a Taça Coração da Ilha já deixa expectativa para as próximas edições.

União política marca grande Festa do Dia das Mães em Lajeado Novo

A cidade de Lajeado Novo viveu uma noite especial marcada pela união política durante a grande Festa do Dia das Mães, realizada no último dia 9 de maio. O evento reuniu centenas de mães em uma celebração repleta de emoção, homenagens, sorteios e muita alegria.

A festa foi organizada pelas principais lideranças da oposição no município, demonstrando força, união e compromisso com a população. Estiveram presentes o vereador Daniel Sertão, o presidente da Câmara Bodinho, a vereadora Raquel e uma das grandes lideranças políticas da cidade, Ronilson do Sudré.

O evento também contou com importantes apoios políticos, como o deputado estadual Cláudio Cunha e o médico e pré-candidato a deputado federal Orlando Aroche, fortalecendo ainda mais o grupo político que vem ganhando destaque e demonstrando união em torno dos próximos desafios políticos de 2028.

Durante a programação, foram realizados diversos sorteios de prêmios para as mães presentes, incluindo eletrodomésticos, brindes e o grande prêmio da noite: uma motocicleta, que levou emoção e felicidade ao público.

Mais do que uma comemoração, a Festa do Dia das Mães simbolizou carinho, valorização e respeito às mães de Lajeado Novo. O evento também reforçou que a oposição segue cada vez mais fortalecida, unida e próxima da população, construindo um novo momento político no município.

Deputados defendem empréstimos para a realização de investimentos no Maranhão

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) aprovou, na manhã desta quinta-feira (7), na sessão plenária, projetos de lei nos quais o Executivo Estadual solicitava autorização da Casa para a contratação de operações de crédito junto a instituições financeiras. A grande maioria dos deputados do parlamento se posicionou a favor dos empréstimos, destacando que os recursos serão utilizados diretamente para a realização de investimentos no Maranhão em diversas áreas.

Líder do governo na Casa, o deputado Neto Evangelista (MDB) detalhou cada uma das operações de crédito a serem realizadas pelo Executivo. O governador Carlos Brandão visa buscar empréstimos para a construção de casas populares; melhorar o serviço de internet e conectividade no estado por meio do projeto “Maranhão Mais Conectado”; trazer mais investimentos para o sistema de transporte semiurbano com a aquisição de ônibus elétricos, proporcionando maior eficiência do sistema de transporte público, com impactos positivos na mobilidade e sustentabilidade ambiental; além de utilizar o recurso para colocar em prática outras ações que objetivam melhorar a qualidade de vida da população.

Ainda em seu discurso, o parlamentar refutou a tese levantada pela oposição de que os empréstimos serão usados para o financiamento de campanha eleitoral. O deputado deixou claro que as instituições credoras acompanharão a aplicação dos recursos, pontuando a transparência das ações.

“São recursos de um banco internacional. São recursos da Agência Francesa de Desenvolvimento. Vocês em sã consciência acham que instituições desse nível não acompanham o uso do recurso público?”, questionou o deputado se dirigindo aos parlamentares da oposição ao falar sobre uma das fontes do empréstimo.

Evangelista também citou como exemplo o estado de São Paulo, a unidade federativa mais rica do Brasil, e que também buscou empréstimo para financiar a construção de moradias para a população. “O Governo Federal, antigamente, tinha o programa do PAC que financiava a construção do ‘Minha Casa, Minha Vida’, do Programa Pró-Moradia. O novo PAC só tem apenas uma modalidade para moradia urbana, que é o financiamento. O Governo Federal abriu credenciamento para todas as cidades, para todos os estados. Sabe quem foi buscar recursos e se credenciou junto à Caixa Econômica Federal para fazer moradia também urbana? O estado de São Paulo, o estado mais rico do país, que tem dinheiro suficiente para fazer habitação”, disse.

“Quem votar contra esse programa de financiamento da construção de casas urbanas está votando contra as pessoas que moram nas palafitas”, completou.

Vice-presidente da Assembleia, o deputado Antônio Pereira (MDB) também se posicionou a favor dos empréstimos, pontuando que os recursos são necessários para os investimentos no estado. Ele lembrou inclusive que a ex-governadora Roseana Sarney contraiu empréstimos em sua gestão com esse mesmo intuito e que os recursos também foram utilizados pelo sucessor Flávio Dino. Da mesma forma, o ex-governador também contraiu empréstimos utilizados até hoje por Carlos Brandão.

“O empréstimo vai servir para este governo e para o posterior a partir do ano que vem, pois parte desse recurso será gasto apenas no ano que vem. A oposição marca uma situação pensando nas eleições. E nós estamos querendo organizar o empréstimo pensando no estado do Maranhão e em seu povo”, destacou.

O deputado Florêncio Neto (MDB) pontuou em seu discurso que governar exige coragem na tomada de decisões e que trazer esse tema em uma época eleitoral exige coragem por parte do gestor. Em sua fala, o parlamentar destacou que muitos desses recursos serão utilizados par investimentos futuros pela próxima gestão, o que demostra que a intenção não é eleitoreira, mas sim o pleno desenvolvimento do estado.

“Isso mostra que o governador não está preocupado consigo. Está preocupado em construir, preparar o Maranhão para o futuro. Todos nós defendemos aqui, por exemplo, empreendedorismo, a necessidade de geração de emprego e renda no Maranhão. Para atrair grandes investimentos, a gente precisa preparar o Maranhão para isso. Quando uma grande empresa, uma grande indústria, vem se instalar no nosso estado, nós precisamos oferecer a ela diferenciais competitivos. Hoje, uma das primeiras coisas que se observa é a conectividade. Como é que está a expansão da nossa rede 5G ao longo de todo o Maranhão? Hoje não é boa. Esse investimento em tecnologia vai permitir que a gente dê esse salto de qualidade, e aí a gente começa a ser olhado com olhos diferenciados”, disse.

Trâmites burocráticos

O deputado Eric Costa (Republicanos) fez questão de destacar os trâmites burocráticos do processo, destacando que, mesmo com a aprovação dos projetos pela Assembleia, os recursos não serão liberados imediatamente em virtude dos processos licitatórios que demandam tempo. “Provavelmente não tem recurso disponível antes da eleição. Para que a gente possa entender e a população que está nos acompanhando possa tirar suas conclusões”, afirmou.

O deputado Ricardo Arruda (MDB) destacou em seu posicionamento as atuais condições econômicas do Maranhão que melhoraram nos últimos anos. Afirmou, ainda, que a oposição tenta deturpar a situação e que a população não pode se deixar levar por narrativas falaciosas.

“Eu comparo a situação do Maranhão hoje com a situação de um pai de família que ajustou as contas e saiu de uma situação de insolvência e conseguiu criar condições de contrair empréstimo para melhorar a qualidade de vida de sua família e filhos. O que existe hoje é um estado que se preparou para ter as condições favoráveis para adquirir esses créditos”, destacou.

Projetos Aprovados

Durante a sessão desta quinta-feira (7), foram aprovados os projetos de lei de 100/2026, 104/2026, 105/2026, 106/2026 e 107/2026. As proposições foram votadas em regime de urgência.

Todas as propostas objetivam assegurar recursos e mecanismos financeiros para a implementação de ações voltadas à expansão da conectividade digital, ao aprimoramento da infraestrutura tecnológica e à modernização dos serviços públicos no Maranhão. As medidas também pretendem estimular investimentos estratégicos capazes de fortalecer a transformação digital da administração pública e ampliar o acesso da população a serviços essenciais.

Amovelar pai e filho recebem Braide e consolidam protagonismo político em Coroatá

A visita do pré-candidato ao Governo do Maranhão, Eduardo Braide, ao município de Coroatá, ganhou um significado ainda mais forte ao ser marcada por um importante momento de articulação política conduzido por duas grandes lideranças locais: Luis da Amovelar e Amovelar Filho.

Antes mesmo da agenda oficial, Braide fez questão de ir à residência da família Amovelar, onde foi recebido por pai e filho em um encontro reservado que reuniu lideranças políticas da região. Durante o momento, foram discutidos cenários, estratégias e alinhamentos importantes visando o fortalecimento de um novo projeto político para o Maranhão.

A escolha da casa da família como ponto central da agenda em Coroatá foi vista como um gesto claro de reconhecimento à força política construída por Luis da Amovelar ao longo dos anos, agora somada à atuação de Amovelar Filho, que vem ganhando cada vez mais espaço e protagonismo no cenário local e regional.

O encontro reforça a união entre experiência e renovação política, consolidando a família Amovelar como uma das principais referências da oposição em Coroatá e na Região dos Cocais.

A movimentação também evidencia a estratégia de Eduardo Braide em fortalecer alianças com lideranças influentes do interior do estado, ampliando sua base de apoio e construindo um projeto sólido para a disputa pelo Governo do Maranhão.

Primeira-dama de Paço do Lumiar Maedja Campos entra no radar e pode ser vice de Orleans Brandão

O cenário político no Maranhão começa a ganhar novos contornos, e um nome que passou a circular com força nos bastidores é o da primeira-dama de Paço do Lumiar, Maedja Campos.

Nos últimos dias, aliados e observadores da política estadual têm apontado Maedja como uma das principais apostas para ocupar a vaga de vice-governadora na possível chapa liderada pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Orleans Brandão.

Com atuação destacada na área social, Maedja vem consolidando sua imagem junto à população. Jornalista e assistente social, ela mantém presença constante nas comunidades, acompanhando de perto as ações da Prefeitura de Paço do Lumiar e desenvolvendo iniciativas que impactam diretamente a vida das pessoas.

Entre essas ações, estão as entregas de enxovais e berços para gestantes, cadeiras de rodas para quem necessita, além da distribuição de cestas básicas — iniciativas que reforçam seu perfil sensível às demandas sociais.

Outro destaque é o projeto Floresça, liderado por Maedja, que tem ampliado oportunidades para mulheres por meio de cursos, capacitação e diversos serviços, fortalecendo a autonomia feminina no município.

Aliada ao carisma e à forte presença nas agendas institucionais, Maedja soma ainda o capital político de ser esposa do prefeito Fred Campos, um dos gestores mais bem avaliados do estado, o que amplia ainda mais seu alcance e viabilidade política.

Diante desse conjunto de fatores, o nome de Maedja Campos passa a figurar como peça estratégica na montagem da chapa majoritária, sendo visto como um perfil que agrega popularidade, sensibilidade social e conexão direta com a população.

Nos bastidores, a avaliação é clara: Maedja entrou no jogo, e forte.

Assembleia inaugura posto da Defensoria Pública Estadual

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) passa a contar com um posto da Defensoria Pública Estadual (DPE-MA). A unidade foi inaugurada na manhã desta quinta-feira (16), reforçando a parceria entre as duas instituições com o intuito de levar mais serviços à população maranhense, garantindo a efetivação de direitos e o pleno exercício da cidadania.

O novo posto da DPE-MA passa a se chamar Centro Integrado à Cidadania Deputada Maria da Conceição Sena Silva de Mesquita, nome dado em homenagem à ex-deputada estadual Conceição Mota, que atuou durante a 9ª e 10ª Legislatura da Alema, entre os anos de 1979 e 1983. Em plena época do regime militar, a parlamentar foi uma das entusiastas da participação feminina na política, atuando fortemente na luta pela igualdade entre homens e mulheres na sociedade.

O posto marca mais um avanço na ampliação do acesso à Justiça no estado e integra a programação comemorativa pelos 25 anos da DPE-MA. Instalada ao lado do setor de Ouvidoria da Assembleia, a nova sala já iniciou as suas atividades logo após a inauguração, tornando-se mais um ponto de acolhimento e orientação jurídica gratuita à população, reforçando o compromisso da Defensoria em estar cada vez mais próxima de quem precisa de seus serviços.

Com o novo espaço, cidadãos e cidadãs poderão buscar atendimento em diversas áreas, como direito de família, consumidor, saúde e demandas cíveis em geral, contando com o suporte de defensoras e defensores públicos capacitados para oferecer orientação e assistência integral. O horário de funcionamento da unidade será de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

*Inauguração prestigiada*

A inauguração da unidade foi comandada pela presidente da Assembleia, deputada estadual Iracema Vale (MDB), e pelo defensor público geral, Gabriel Furtado. Prestigiaram também a solenidade os deputados Neto Evangelista (MDB), Florêncio Neto (MDB), Ana do Gás (Republicanos) e Fred Maia (PDT); o procurador de Justiça Eduardo Nicolau; além de defensores públicos, servidores da DPE-MA, diretores e servidores da Assembleia e familiares da ex-deputada Conceição Mota.

A presidente Iracema Vale destacou que inauguração é um momento que concretiza a parceria entre a Assembleia e a DPE-MA para garantir assistência e acesso aos serviços jurídicos para aquelas pessoas que mais necessitam do acolhimento.

“É um momento muito importante, pois nós concretizamos uma parceria que já existe com a Defensoria. Nesse momento, a Casa do Povo abre o espaço para os defensores do povo prestar uma assistência diretamente às pessoas, principalmente aquelas que mais precisam. Não existe justiça se não se tem acesso a ela, e é isso que a Defensoria faz, promove o acesso para aqueles que mais precisam dos seus direitos”, destacou.

Ainda em seu pronunciamento, a parlamentar destacou as contribuições da ex-deputada Maria da Conceição Sena Silva de Mesquita, justificando a homenagem. “Uma deputada que, na época, foi a única de oposição aqui na Casa pelos dois mandatos que teve durante a ditadura militar. Se hoje já é difícil ser mulher na política, imagina naquela época. Então estou muito feliz em fazer essa homenagem para mais essa mulher”, afirmou.

Presente no local, a filha da homenageada, que também se chama Conceição Mota, afirmou ser um justo reconhecimento. “É um momento muito gratificante e emocionante por nossa mãe ter sido lembrada no momento tão importante. Foi a segunda deputada estadual representando o Maranhão, de origem da cidade de Coroatá e desbravou esse estado todo. Só temos a agradecer a todos da Assembleia”, disse.
Garantia de Direitos

O deputado Neto Evangelista (MDB), por sua vez, destacou a importância do espaço para a garantia dos direitos da população. “Nós recebemos aqui na Assembleia Legislativa demandas constantes da necessidade de apoio jurídico. Eu sempre disse que o trabalho da Defensoria Pública e da Assembleia muitas vezes se confunde, pois há um intuito só que é levar conforto e mais igualdade para as pessoas que mais precisam. Então essa parceria se consolida cada vez mais. Esse é um marco muito importante para a nossa democracia”, pontuou.

A mesma opinião foi compartilhada pelo defensor público geral. “A Assembleia acolhe mais do que a Defensoria Pública. Acolhe todo o povo do Maranhão que tem sede e fome de justiça e que agora terá na Assembleia um ponto da Defensoria Pública. Aonde você for, terá os seus direitos garantidos e a Assembleia marca um gol de placa trazendo esses serviços para a população”, disse Gabriel Furtado.

Fred Campos entrega 19ª UBS em menos de um ano e meio e fortalece a saúde em Paço do Lumiar

.

A saúde de Paço do Lumiar segue avançando. Nesta sexta-feira (10), o prefeito Fred Campos entregou a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) do Residencial Silvia Cantanhede, localizada na Avenida São José. A unidade é a 19ª inaugurada em menos de um ano e meio de gestão, consolidando um dos maiores investimentos já realizados na rede municipal de saúde.
Moderna e totalmente equipada, a UBS conta com consultórios médicos, sala de vacina, farmácia, consultório odontológico e diversos outros espaços que garantem atendimento mais próximo, humanizado e de qualidade para a população.
A entrega reuniu o prefeito Fred Campos, a primeira-dama Maedja Campos, a secretária municipal de Saúde Ana Lúcia, vereadores, profissionais da saúde e moradores da comunidade, que celebraram a conquista.
Para a moradora Fátima, a nova unidade representa uma mudança significativa no dia a dia da comunidade.
“Eu adorei ter uma UBS aqui no nosso bairro. Antes, a gente precisava ir pra outros lugares pra ser atendido, e agora tudo vai melhorar. É uma vitória pra todos nós”, disse.
Durante a inauguração, o prefeito destacou a importância de ampliar o acesso à saúde no município.
“Fico muito feliz em entregar a 19ª UBS da nossa gestão. Isso é resultado de muito trabalho e compromisso com a nossa população. E esse é só o começo, porque ainda vem muita coisa boa por aí”, afirmou Fred Campos.
A atual gestão vem promovendo uma verdadeira transformação na saúde pública do município, com a entrega de unidades nas comunidades das Mercês, Vila São Pedro (Pau Deitado), Copacabana, Itapera, Iguaíba, Mojó, Vila São José, Nova Vida, Tambaú, Safira, Pindoba, Maiobão, Santa Rita de Cássia, Nossa Senhora da Luz (Sede), Canaã, Pirâmide, Pindaí, Cohabiano e, agora, o Residencial Silvia Cantanhede.
Com ações concretas e investimentos contínuos, Paço do Lumiar segue ampliando o acesso à saúde e garantindo mais dignidade para a sua população.