O Dia Nacional do Combate ao Fumo reforça os riscos do cigarro eletrônico

 

A Prefeitura de Paço do Lumiar, sob o comando da prefeita Paula Azevedo (PCdoB), por meio da Secretaria de Saúde – comandada por Danielle Oliveira, realiza, de hoje (29) até quinta-feira (31), ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta terça-feira (29), criado por força da Lei n° 7488, com o objetivo de informar a todos a respeito dos riscos causados pelo uso do cigarro, que, além de fazer mal ao fumante, também afeta negativamente as pessoas que estão ao seu redor.

Neste curso, a Vigilância em Saúde Municipal, por intermédio da Coordenação da Vigilância Sanitária, iniciou fiscalização e orientação em estabelecimentos comerciais, objetivando aumentar a consciência dos cidadãos luminenses no que se refere aos possíveis danos decorrentes do uso do tabaco.

O grupo percorreu a Padaria NR, Panificadora Moreno, Churrascaria SAMPAIO, Padaria Chokito, Restaurante Popular, Churrascaria KIDS, Restaurante Sabor da Fazenda e Restaurante e Pizzaria PIMENTA DOCE. De acordo com a titular da SEMUS – Danielle Oliveira, programas educativos como estes são a porta de entrada para a sensibilização das potenciais ameaças ao bem-estar e sequelas do uso excessivo de cigarros e derivados.

“Segundo a OMS, o tabagismo é a principal razão de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Por este motivo, a nossa equipe técnica não tem medido esforços para a execução de trabalhos iguais a esses, principalmente entre os jovens do nosso município”, pontua.

O coordenador da Vigilância Sanitária, Anderson Almeida Ribeiro, explica que os atos são feitos através de panfletagem em locais como bares, restaurantes, faculdades e instituições públicas. “É importante explicar que as principais doenças causadas pelo vício em tabaco são infarto do miocárdio, enfisema pulmonar, derrame, câncer de pulmão, traqueia, laringe e brônquios”.

Ele confirma que a nicotina é a maior causa de óbitos evitáveis no mundo, e estima-se que até 2030 o tabagismo seja responsável por mais de 10 milhões de mortes no globo. O coordenador alerta ainda que é necessário que sejam realizadas iniciativas nesse sentido, pois elas auxiliam na conscientização da população.

Amanhã (30), as atividades acontecem na Unidade Básica de Ensino Robson Martins com a palestra ‘Vigilância Sanitária para Toda a Vida’, sobre o Dia Nacional da Vigilância Sanitária, que é comemorado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *