Conselho e Prefeitura promovem 1ª Conferência da Pessoa com Deficiência

A atividade reuniu diversas entidades em defesa e articulação de políticas públicas inclusivas.

Conselho e Prefeitura promovem 1ª Conferência da Pessoa com Deficiência

Com o intuito de promover os direitos da Pessoa com Deficiência, o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Paço do Lumiar (COMPEDE), com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Direitos Humanos – Semudh – realizou nesta quarta-feira, (25), a 1ª Conferência da Pessoa com Deficiência, com o tema “Cenário Atual e Futuro da Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência — Construindo um Brasil mais inclusivo”, realizada no IESF, no Maiobão.

 

A atividade reuniu diversas entidades em defesa e articulação de políticas públicas inclusivas. Para a secretária Suely Abreu, que representou a prefeita Paula Azevedo(PCdoB), essa é uma política transversal. “Neste momento, é importante reafirmar que a nossa representante maior, a prefeita Paula Azevedo tem desempenhado uma gestão que reconhece e reafirma a importância de buscar mais acesso e autonomia para essa parcela da sociedade”, declarou.

 

O evento visa discutir e debater cinco eixos, com foco no controle social, na garantia do acesso e financiamento da promoção de direitos para aqueles que possuem necessidades especiais, cidadania e acessibilidade, abordando ainda os desafios para a comunicação universal pelo viés da tecnologia e Acesso à informação.

 

Através do diálogo com a sociedade, a Semudh vai acolher as diretrizes apresentadas para a promoção desses direitos, que irão favorecer a inclusão e acessibilidade no município. “Este é um espaço de inclusão, direito democrático, para debatermos respeito a essa significativa da sociedade”, disse a secretária Hélica Silva.

 

Durante o dia, os participantes ainda vão contribuir para a eleição de 10 delegados e titulares e suplentes, que representarão a comunidade e apresentarão as propostas formuladas para a Conferência Estadual e ao Governo Federal. O intuito é que as propostas sejam transformadas em ações eficazes para a construção de uma sociedade inclusiva.

 

Participaram do evento, a presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência Márcia Cutrim, o vice-presidente da Associação de Surdos Ronan Cardoso, Carlivan Braga, secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Luís, o coordenador da Secretária Estadual de Desenvolvimento Social e membro do Comitê Gestor da Pessoa com Deficiência, Edgar Pontes, a secretária-adjunta de Direitos da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedhpop), a secretária Municipal de Educação, Yanne Pessoa, e o vereador Welligton Sousa, representando a Câmara Municipal – entre outros participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *