PREFEITURA MUNICIPAL DE VIANA DENUNCIA NOTÍCIAS FALSAS SOBRE FALTA DE MEDICAMENTOS NAS FARMÁCIAS MUNICIPAIS

A Prefeitura Municipal de Viana vem combatendo, diariamente, a disseminação de notícias inverídicas, as chamadas fake news sobre ações, serviços e programas oferecidos pela atual administração.

Desta vez, circularam informações sobre a falta de medicamentos nas farmácias básicas, hospitalares e do CAPs.

Em comunicado, a Prefeitura de Viana, por meio da Secretaria de Saúde, ratifica que nunca postou nenhuma informação em suas redes oficiais, afirmando a ausência de medicamentos nas unidades públicas. E informa que existem remédios à disposição da população, embora em quantidade reduzida, já que multas foram aplicadas na administração passada, impedindo juridicamente a realização de licitações para ampliar o estoque de medicamentos. Um exemplo foi fiscalização que gerou o Auto de Infração n0. 23421910011133, de 01/10/2019, do Conselho Regional de Farmácia do Estado do Maranhão, que consta a irregularidade de funcionar sem um farmacêutico.

 

Após intenso trabalho da gestão atual, houve a regularização junto ao Conselho Regional de Farmácia Hospitalar (CRF) e hoje a Farmácia Hospitalar de Viana funciona 24 horas, o que não acontecia na gestão passada, já que o município tinha meros dispensários de medicamentos, funcionando sem farmacêutico perante o CRF, com remédios que foram encontrados com data de validade vencida. Atualmente, o CAPS está localizado em um novo prédio, bem estruturado e com atenção farmacêutica em funcionamento.

 

A atual gestão preza por uma assistência farmacêutica, com ações voltadas às políticas públicas de proteção e recuperação da saúde, tendo o medicamento como insumo essencial, visando sempre alcançar os objetivos e a melhoria da condição de vida da sua população.

A Prefeitura Municipal reafirma a disposição em esclarecer qualquer dúvida em caso de situações suspeitas. E ressalta que qualquer informação com credibilidade sobre o trabalho da Prefeitura de Viana costuma divulgada em fontes oficiais do Município como Instagram, Facebook e o portal da Prefeitura de Viana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *