Alumar participa do 1º Encontro de Profissionais de Enfermagem do Trabalho da área portuária

Representando a Alumar, a Enfermeira Coordenadora, Ivana Nunes, apresentou o painel “Programa de Saúde Mental da Alumar”, na primeira edição do evento, que reuniu, no dia 19/05, profissionais de Enfermagem do Trabalho, com o objetivo de discutir e trocar experiências sobre o cuidado integral na prevenção, na preservação e na assistência de saúde dos trabalhadores que atuam no setor portuário.

Na apresentação, a coordenadora destacou aspectos que contribuem para o comprometimento da saúde mental e como as ferramentas utilizadas no programa da Alumar têm trazido benefícios para os participantes. “A aceleração do ritmo da vida cotidiana há muito tem sido avaliada como um dos motivos do aumento de casos relacionados à saúde mental, assim como, estresse e tensão emocional provenientes da vida pessoal e profissional. A pandemia da COVID-19 só agravou este processo, piorando os distúrbios como depressão e ansiedade”, explicou Ivana.

As ações do Programa de Saúde Mental da Alumar, realizadas por uma equipe multiprofissional formada por Médicos, Enfermeiros, Psicólogos, Assistente Social, tem por objetivo trazer uma maior compreensão, por parte do colaborador, sobre a saúde mental, quando há comprometimento na qualidade de vida, e acima de tudo, uma reflexão sobre a importância que deve ser dado à sua saúde mental. “O conhecimento desmistifica e esclarece a importância de buscar ajuda quando necessário. Palestras sobre Saúde Mental e campanhas de saúde como por exemplo, o Setembro Amarelo, são fundamentais para ampliar esse entendimento. Nosso Programa destaca com muita propriedade que não fazemos psicoterapia porque estamos doentes; fazemos psicoterapia para não adoecermos”. enfatizou a coordenadora.

Participou também do evento a Enfermeira do Trabalho, Valquiria Ferreira Santos, que abordou a Atuação da Enfermagem na Saúde Ocupacional, enfatizando a importância do Enfermeiro no gerenciamento da Saúde dos Colaboradores. Foi apresentado todos os programas de saúde da Alumar, que seguem os Padrões Mundiais de Saúde da Alcoa e Normas Regulamentadoras, bem como a estrutura física do Ambulatório Médico, onde é priorizado o atendimento seguro, humano e de qualidade a todos os colaboradores diretos e indiretos da Alumar.

O 1º Encontro de Profissionais de Enfermagem do Trabalho da Área Portuária contou, ainda, com a participação do Porto do Itaqui e da Companhia Vale.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.